Topo

Universa

Você sabe ceder na relação?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Todo relacionamento exige trocas e negociações. Você sabe lidar com isso? Faça o teste elaborado com a consultoria da psicóloga Denise Falcke, doutora em Psicologia pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

  • Sabe ceder, mas, às vezes, exagera

    Getty Images

    As suas respostas indicam que você cede demais, a ponto de colocar-se em segundo plano em diversas ocasiões. Talvez faça isso por medo de perder o outro. Mas é preciso avaliar também a maneira como você se sente. Ao perceber que o comportamento lhe faz mal, pense em mudar. Valores, princípios e convicções pessoais não devem ser negociados.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sabe ceder, mas impõe limites

    Getty Images

    Você sabe que ceder não significa renunciar a si mesmo, mas partilhar com o outro sempre que possível. Também conhece os próprios limites e sabe quando não deve abrir mão de questões pessoais, o que lhe traria prejuízos significativos. Assim, cede sabendo que essa é uma atitude natural e que o outro fará o mesmo por você futuramente.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sabe ceder, mas com segundas intenções

    Getty Images

    Suas respostas indicam que você abre mão de suas vontades apenas para ter uma carta na manga e usar quando for conveniente, até conseguir o que quer. Em algumas ocasiões, você até renuncia em favor do outro, mas depois cobra. Essa é uma atitude egoísta, já que você sempre se coloca em primeiro lugar. Porém, mais importante do que um ou outro vencer, é ter um relacionamento saudável e feliz.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Não sabe ceder

    Getty Images

    Ao que parece, você não cede nunca. Simplesmente se recusa a reconsiderar os próprios desejos e necessidades pelo bem do outro. Sua relação está sendo construída sobre uma base desigual, em que um decide e o outro obedece. Talvez você acredite que, ao ceder, parecerá mais fraco. Mas a verdade é que a doação, em alguns momentos, é importante para que o relacionamento se fortaleça. Talvez esteja na hora de repensar suas atitudes.

    Gostou do resultado? Compartilhe!