Comportamento

Você relaxa de verdade quando está de férias?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nem todo mundo aproveita o período para se desconectar e relaxar. Descubra qual é o seu perfil, respondendo às perguntas abaixo. No resultado, você confere as orientações de Gislene Isquierdo, psicóloga formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), que participou da elaboração do teste.

  • Getty Images

    O que não tira férias

    Suas respostas indicam que você se afasta fisicamente do trabalho em alguns períodos do ano, porém, não se desliga de suas tarefas. Segundo a psicóloga, essa postura pode estar relacionada à falta de confiança em si mesmo ou à falta de sinergia com a equipe, aspectos sobre os quais vale a pena refletir. "Quem não se desliga nem mesmo durante as férias não curte os momentos dedicados à vida pessoal, não se conecta, de fato, com as pessoas e as situações que se apresentam quando está fora da empresa", explica. A longo prazo, corpo e mente podem se ressentir desses excessos.

  • Getty Images

    O disponível

    Você até tenta se desconectar do trabalho durante as férias, porém, quando é acessado por alguém da equipe, rapidamente esquece o lazer e volta às atividades normais. Como permanece conectado, é facilmente atingido pelas demandas externas. Pelo menos é o que sugere o resultado do seu teste. Talvez falte um pouco de organização e planejamento no período anterior à sua saída. "Investir no autodesenvolvimento e potencializar o relacionamento com o time são as chaves para parar ou diminuir o ritmo durante as férias, com segurança", afirma a psicóloga.

  • Getty Images

    O desconectado

    De acordo com suas respostas, você se beneficia do período das férias para relaxar e se conectar com outras realidades. Assim, permanece distante da rotina usual, seja do lar ou do trabalho. Porém, para não ter prejuízos no retorno, ignorar os eventuais pedidos de socorro dos colegas pode não ser a melhor saída. O ideal, segundo a psicóloga, é tentar prever as demandas que ocorrerão durante a sua ausência e deixar tudo organizado. "Se conseguir fazer isso, vai colher apenas benefícios e, provavelmente, retornará com uma performance ainda melhor ao trabalho", diz a especialista.

  • Getty Images

    O disciplinado

    Você não se desliga completamente do trabalho, mas tem disciplina até mesmo para checar se está tudo bem com clientes e equipe, de modo a conseguir aproveitar o período de férias. Além disso, suas respostas ao teste indicam que consegue deixar uma estrutura montada para que sua ausência não seja tão sentida. "Quem tem essa postura geralmente apresenta uma boa sintonia com a equipe e delega responsabilidades sem problemas, porque conhece os seus diferenciais competitivos. Já um profissional inseguro tem dificuldade de fazer isso", diz a psicóloga.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

BBC
BBC
Blog Inclusive
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
"Fui marmita de traficante"
BBC
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo