Topo

Universa

Você é um parceiro abusivo?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Não é só a violência física que define os relacionamentos abusivos. Na maior parte das vezes, o abuso mora em comportamentos sutis. Seja homem ou mulher, você pode estar sendo abusivo ou abusiva com seu par. Com ajuda da psicóloga Cláudia Graichen, criamos esse teste para você se avaliar. Responda com sinceridade, para o seu bem!

  1. 112

    Em uma conversa sobre um assunto qualquer, a pessoa fala algo de que você discorda. Como você reage?

  2. 212

    Seu par tem um grande amigo ou amiga de quem você não gosta, porque acha que é uma má influência. O que você faz em relação a isso?

  • Alerta abusivo!

    Você acha que a pessoa com quem está é sua. Tem uma relação de posse e controle que passa por cima das vontades do outro. A manipulação é um recurso que usa com frequência. É preciso entender que vocês são pessoas diferente e respeitar a personalidade, as escolhas e, de forma geral, que seu par é. Além disso, parece que você pode estar enxergando a relação como uma competição na qual você quer estar sempre por cima. Procure ajuda psicológica e fique de olho em seus comportamentos, para não controlar, nem diminuir seu par. Amor não é posse e relacionamento não é competição, vocês deveriam ser parceiros e andar juntos.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Você não é abusivo(a)

    Parece que você tem uma relação de parceria e não trata a outra pessoa como propriedade. Pode até sentir ciúmes, mas respeita as vontades do outro. Valoriza a pessoa com quem está e gosta de ver que está bem, além de respeitar suas características, vontades e opiniões. Isso é uma relação saudável.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Gostou do resultado? Compartilhe!