CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Horta caseira é bonita e oferece praticidade na hora de cozinhar

Por ser bonita, a horta caseira faz parte da decoração, deixa o ambiente aconchegante e ainda oferece praticidade ao proprietário, que tem à disposição temperos para usar na comida. Veja dicas para manter!

Ana Carolina Gabriel Publicado em 26/06/2013, às 17h20 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Horta caseira traz harmonia e bem-estar à área gourmet - Shutterstock
Horta caseira traz harmonia e bem-estar à área gourmet - Shutterstock

A cozinha exige praticidade e funcionalidade. E a decoração, portanto, precisa atender tais necessidades. A alternativa, nesse caso, é usar cores neutras nas paredes, móveis multifuncionais e, por que não, ter uma horta caseira. As plantas podem fazer parte da decoração e, na hora de cozinhar, estão à disposição para temperar a comida. "Ter uma pedaço 'verde' dentro de casa provoca bem-estar. A horta, por exemplo, funciona como um pequeno jardim, que tira o aspecto árido da casa”, comenta Gigi Botelho, paisagista.

Saiba quais espécies de flores e plantas vivem melhor dentro de casa

Cozinha gourmet: adapte o seu espaço gastando pouco!

Uma horta em um ambiente interno precisa ter plantas específicas. "O ideal é optar por plantas que se adaptem ao espaço e colocá-las nos locais com maior incidência de luz”, alerta Gigi. A dica para não errar na seleção é cultivar plantas fáceis de cuidar e que, de fato, podem ser inseridas ao cardápio. "Aposte no manjericão, alecrim (esta espécie precisa de espaço), tomilho, hortelã, pimenta dedo de moça, capim limão, cebolinha, orégano e salsinha”, recomenda a paisagista.

As plantas, é claro, exigem cuidados diários para florescerem saudáveis e bonitas. "Mesmo as espécies que estão aptas a viver em ambientes internos, precisam de luz. Por isso, certifique-se de que elas recebem luz durante o dia, retire folhas mortas sempre que encontrar e mantenha os vasos limpos. A irrigação varia de acordo com a exposição ao sol", recomenda Gigi. E o mais importante: reponha a plantação. "Sempre que colher, reponha as plantas”, alerta Gigi.

A cor e o formato das plantas já garantem beleza para o ambiente. Mas vasos e floreiras com boa drenagem ajudam a deixar a horta mais bonita. 

Decoração preta na cozinha pode ser eficiente e aconchegante. Veja dicas

A decoração retrô pode transformar a cozinha em um ambiente aconchegante. Saiba como!