Topo

Oscar 2017: “Lion” faz refletir sobre nossas crianças desamparadas

Nilson Xavier

21/02/2017 19h13

Sunny Pawar (foto: divulgação)

Guddu? Guddu?

Esse chamado ainda ecoa, dias após ter assistido a "Lion, uma Jornada para Casa". Sou avesso a filmes com receita pronta para emocionar o público. Claro que "Lion" segue uma. Mas mesmo que não fosse proposital, é difícil não ficar tocado com a história verídica de Saroo, um menino indiano que se perdeu do irmão, Guddu, e foi parar num trem que o levou para o outro lado da Índia.

Para o papel de Saroo, o carismático garotinho indiano Sunny Pawar, cujo apelo é potencializado pela triste saga de seu personagem. A trama de "Lion" é tão tocante que todas as cenas com Saroo criança facilmente induzem ao choro.

O menino tem sua vida transformada quando é adotado por um rico casal australiano. Após vinte anos, o Saroo adulto (Dev Patel) decide procurar a sua família indiana que nunca mais viu: o irmão Guddu, a mãe e uma irmã. Mesmo ele tendo se transformado num rapaz rico e bem sucedido, o seu passado o assombra.

"Lion" chega a ser um filme angustiante. Remete ao desamparo e à perda da inocência. A narrativa usa uma lente de aumento – a miséria na Índia, a fofura do menino, o sofrimento do adulto – e leva-nos a refletir sobre as nossas crianças, sobre os Saroos que encontramos todos os dias pelas ruas, cada uma com uma história triste. 5 estrelas.

6 indicações: filme, ator coadjuvante (Dev Patel), atriz coadjuvante (Nicole Kidman), roteiro adaptado, trilha sonora e fotografia.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier