Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Como eu trilhei meu caminho de volta ao mundo fitness

Divulgação
Imagem: Divulgação

Arnold Schwarzenegger

28/12/2018 04h00

Arnold Schwarzenegger escreveu um artigo convocando a população dos Estados Unidos a iniciar uma verdadeira cruzada em prol da saúde por meio de atividade física e alimentação saudável.

"Há mais de 50 anos, eu levantei meu primeiro troféu do Mr. Universe. Foi no palco do Victoria Palace Theatre, em Londres. Desde então, estou em uma cruzada de fitness.

Mas levantar troféus nunca foi o suficiente para mim --eu queria levantar toda a indústria de fitness e inspirar as pessoas do mundo todo a aprender e abraçar os benefícios de treinar com pesos, comer bem e ter um estilo de vida saudável

Arnold 2 - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Hoje, todos conhecemos esses benefícios. Mas há 50 anos, foi uma batalha difícil. As academias eram escassas e as que existiam eram, muitas vezes, inabitáveis, verdadeiras masmorras. Os médicos alertavam contra o levantamento de pesos, dizendo às pessoas que era ruim para a saúde. Conheci algumas estrelas de cinema que descobriram os benefícios de construir seus corpos, mas mentiam dizendo que eram naturalmente musculosos.

Até mesmo alguns atletas de diversos esportes profissionais evitavam a academia, por conta dos mitos de que levantar pesos os tornaria mais musculosos e menos ágeis. Felizmente, já percorremos um longo caminho. Mais de 60 milhões de americanos são sócios de clubes e academias, de acordo com a International Health, Racquet and Sportsclub Association, e há quase tantas academias quanto supermercados nos Estados Unidos, segundo a Food Industry.com.

Eu amo que agora há lugares mais acessíveis para se exercitar, seja um ginásio de boxe ou um estúdio de ioga. Mas nós podemos fazer muito mais. Apesar do crescente interesse em saúde e bem-estar, somos atormentados por uma epidemia de obesidade; 67% dos frequentadores de academia nunca se envolveram realmente com um programa de exercícios, de acordo com o USA Today; e 80% de nós falhará em nossas resoluções de Ano Novo em fevereiro, de acordo com o US News and World Report.  

Temos mais informações disponíveis, mais produtos saudáveis no mercado e mais academias do que nunca, então, por que não somos mais saudáveis do que nunca? Como alguém que esteve envolvido com a indústria de fitness por cinco décadas, passei muito tempo tentando responder a essa pergunta. E só consegui uma resposta. A indústria atual de saúde e bem-estar pode e precisa fazer mais.

É preciso combater ideias que levam pessoas a acreditar que o trabalho duro pode ser substituído por modas passageiras, falsas promessas e pílulas mágicas. Quando se promete algo como "abdome rasgado em 28 dias", diz que um chá especial é tudo que você precisa para perder os últimos 10 quilos ou bombardeia anúncios chamativos como informações legítimas, é fácil ver porque tantas pessoas se decepcionam e desistem. Uma América mais saudável e mais apta começa com você. Não há truque. Não há atalho. Não há pílula mágica. A jornada de fitness de todos será única, mas um estilo de vida saudável exige comprometimento, paciência e motivação.

E eu já posso ouvi-lo dizer: 'Fácil para você dizer, Arnold. Atividade física sempre foi a sua vida e você sempre esteve em boa forma.' Mas eu tive que trabalhar meu caminho partindo de baixo este ano, e aprendi muito ao longo dessa jornada. Depois que fiz uma cirurgia de coração aberto em março, tive que usar um andador. Tive que fazer exercícios de respiração cinco vezes por dia para treinar meus pulmões. Eu estava frustrado e irritado e, nos meus piores momentos, não conseguia ver o caminho de volta ao meu antigo eu.

Mas segui em frente. Três meses depois, voltei a estrelar um novo filme do Exterminador. E você sabe que não existe um Exterminador fraco. Eu adoraria dizer que meu retorno foi por causa de um determinado produto ou treino ou dieta, mas não foi. Eu apenas continuei andando. Continuei respirando. Continuei tentando. E tive sorte. Eu tinha uma equipe enorme ao meu redor me apoiando o tempo todo.

Arnold 3 - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com o tempo, entrei na academia e executei alguns exercícios, sem pesos no começo. Depois, atualizei os passeios ao redor do meu quintal para passeios de bicicleta. Eu não me preocupei em desenvolver músculos.

Meu único objetivo era melhorar um pouco todos os dias e, eventualmente, essas pequenas melhorias e todo esse apoio me trouxeram de volta, forte e saudável. Passar por esse processo me mostrou que muitas pessoas confiam demais em grandes momentos, acreditando que, de repente, mudam de ideia e são mais saudáveis. Não existe tal coisa. Um futuro mais saudável é cada pequeno passo que damos e que nos leva ao nosso objetivo.

Todos pensamos que podemos fazer isso sozinhos, mas ninguém faz nada sozinho. Como eu sempre digo, ninguém é self-made. Todos nós precisamos de suporte --até mesmo os Exterminadores.

Então, aqui está o meu desafio para você: não espere pelas resoluções de Ano Novo. Não espere pela sua própria cirurgia cardíaca ou de emergência. Comece agora mesmo. E peça a um amigo para se juntar a você.

Eu não estou pedindo para rejeitar toda a comida deliciosa que verá nestas festas de final de ano, porque eu nunca faria isso também. Estou simplesmente pedindo para você ser melhor amanhã do que foi hoje, e assim todos os dias. E para inspirar algum amigo ou familiar a se juntar a você. É uma resolução simples e é a chave para resgatar a promessa não cumprida da nossa cruzada de condicionamento físico.

Não persiga a próxima grande coisa. Seja melhor hoje. Isso é tudo. Se você e seu parceiro de treino caminharam 5.000 passos ontem, andem 5.001 hoje. Se você comeu um vegetal hoje, coma dois amanhã. Se fez uma flexão pela primeira vez hoje, faça duas amanhã.

Se você puder se juntar a mim para comemorar as pequenas vitórias e nos apoiarmos uns aos outros, criaremos uma América mais saudável e nossa cruzada de condicionamento físico será um sucesso. E em janeiro, quando todo mundo estiver lutando, já estaremos a caminho.

Vamos fazer isso. Seremos melhores juntos. Hoje.

Arnold Sports Festival South America apoia totalmente a ação e, mais, traz para o Brasil a inciativa de Schwarzenegger. No portal UOL VivaBem, e no site oficial do evento serão publicados os artigos relacionados ao tema, inclusive com programa de treino, dicas de alimentação, e muito mais, a maioria escrita diretamente por Arnold.

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube