Topo

Verônica Laino

Dificuldade para dormir? Melhore a qualidade do sono com estes 8 alimentos

Verônica Laino

06/11/2018 04h00

Crédito: iStock

Você tem dificuldade para dormir no período da noite? Então tente focar nos alimentos que auxiliam o corpo a produzir melatonina, hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. No período do jantar ou para quem faz a ceia, alguns alimentos devem ser priorizados e assim ajudam o organismo a produzir esse hormônio naturalmente. Descubra, aqui, quais são eles:

Banana com aveia

Crédito: Verônica Laino

A banana e a aveia são ótimas para serem introduzidas na ceia. A aveia é uma fonte natural de melatonina, já a banana é uma boa fonte de triptofano. Além disso esta dupla é rica em potássio e magnésio, substâncias perfeitas para aliviar os sintomas da insônia. A sugestão é fazer alguma receita com estes dois alimentos e consumir no horário da ceia. Olha que delícia esta receita de bolo de banana:

Receita de bolo integral de banana com aveia e chocolate amargo

Ingredientes:

  • 3 bananas bem maduras;
  • 4 ovos;
  • 1 xícara (chá) de farinha de aveia;
  • 1 xícara (chá) de farelo de aveia;
  • ½ xícara (chá) de leite de coco
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 50 g de chocolate amargo picado.

Modo de Preparo:

  1. Na batedeira (ou à mão), bata os 4 ovos por 1 minuto.
  2. Descasque as bananas e amasse com um garfo. Acrescente as bananas amassadas ao ovo e bata por 30 segundos.
  3. Coloque o leite de coco, a farinha e o farelo de aveia, e bata por 1 minuto.
  4. Adicione o chocolate picado e o fermento, misture com uma colher sempre fazendo movimentos de baixo para cima.
  5. Coloque a massa em uma forma pequena previamente untada (com manteiga ou óleo de coco) e enfarinhada (com farinha de aveia). Leve para assar em forno preaquecido a 180 ºC por 35 minutos.

Chá de camomila ou de folha de maracujá

Crédito: iStock

Para acompanhar a fatia de bolo, faça uma xícara de chá! A camomila aumenta os níveis de glicina, um sedativo leve que ajuda a aliviar os nervos e a relaxar os músculos. Já as folhas de maracujá contém alcaloides harmânicos, substâncias que atuam no sistema nervoso e ajudam você a se sentir mais relaxado e sonolento. Resultado? Um sono tranquilo e profundo.

  • Para fazer o chá basta ferver 300 ml de água, colocar em uma xícara com 1 colher de sopa de camomila ou das folhas de maracujá, abafar por 10 minutos e coar.

Folhas Verdes Escuras

Crédito: iStock

Na hora do jantar tente incluir folhas como: couve, espinafre, acelga e folhas de nabo. Elas contêm cálcio, magnésio e potássio, nutrientes essenciais para o metabolismo e a produção de melatonina. Com isso, ajudam a relaxar os músculos e assim você dorme melhor. Estas folhas podem ser servidas como uma salada ou refogadas com a comida.

Frutas

Crédito: iStock

Algumas frutas ajudam muito no sono e podem ser boas opções para consumir como sobremesa do jantar, são elas:

– Abacaxi: Uma a duas rodelas após o jantar ajudam na produção de melatonina em mais de 266%. Experimente servir as rodelas de abacaxi com canela em pó, fica uma delícia.

– Laranja: o ideal é consumir a fruta com o bagaço e uma unidade ajuda a elevar os níveis de melatonina em até 47%. Se a laranja for orgânica, você pode ferver a casca com água e fazer um delicioso chá.

– Uva: Sabe aquele suco de uva integral sem adição de açúcar ou conservantes? Uma dose de 50ml à noite contém uma boa quantidade de melatonina. Porém este suco não é indicado para pessoas que estão com sobrepeso ou diabetes, já que é rico em carboidrato de absorção rápida.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.