Topo

Óculos de realidade virtual alteram nossa percepção de sabor, mostra estudo

franckreporter/IStock
Imagem: franckreporter/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

16/10/2018 11h57

Não apenas os seres humanos apreciam os alimentos pelos gostos que têm, mas também são influenciados pelo ambiente em que comem. Cientistas de alimentos da Cornell University usaram a realidade virtual para mostrar como a percepção das pessoas sobre a comida pode ser alterada de acordo com onde estão.

"Quando comemos, percebemos não apenas o sabor e o aroma dos alimentos, mas obtemos informações sensoriais do nosso entorno --temos a influência da nossa visão, audição e até mesmo nossas memórias do local", disse Robin Dando, principal autor do estudo.

VEJA TAMBÉM:

Publicada no periódico científico Journal of Food Science, a pesquisa mostra os resultados de testes feitos com 50 participantes. Na análise, os voluntários usaram óculos de realidade virtual e receberam três amostras idênticas de queijo azul. Para a degustação, foram colocados em três cenários diferentes para ver vídeos gravados em 360 graus: uma cabine sensorial, um banco de parque agradável e em um celeiro com vacas.

Os indivíduos não sabiam que as amostras de queijo eram idênticas e classificaram a pungência (cheiro ou sabor forte) do queijo como significativamente mais alta quando estavam no celeiro do que nos outros dois ambientes.

De acordo com Dando, o objetivo deste projeto foi desenvolver um método fácil e acessível para adaptar a tecnologia de realidade virtual para a avaliação sensorial de alimentos.

"Nós consumimos alimentos em ambientes que podem alterar nossas percepções da comida. Esta pesquisa confirma que a realidade virtual pode ser usada, pois fornece um ambiente imersivo para testes", conclui.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube