Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

O que fazer para cuidar da saúde das suas articulações

Marcio Atalla

07/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Sempre que falamos em treino, pensamos em atividades aeróbicas, musculação, diversos tipos de ginástica, crossfit, esportes em geral… Pensamos muito nos efeitos que essas atividades causam na parte externa de nosso corpo. Acabamos esquecendo que dentro dele, há muitas engrenagens, muitas adaptações acontecendo, enquanto nos mexemos aqui fora. Esquecemos, que para continuarmos sendo aptos a fazer uma série desses treinos, precisamos cuidar das nossas articulações, de nossa amplitude articular.

Com o avanço da idade, nossas articulações já sofrem com o desgaste de anos de uso. Mas podemos sempre melhorar a forma que se dá esse processos ou preparar nossas articulações para que esse desgaste não seja tão acentuado, retardando seus efeitos no que diz respeito a qualidade de vida, dor, lesões, mal-estar.

Algumas atividade ajudam bastante nesse processo de ganho de amplitude articular, e a mais conhecida delas é o alongamento. Muitas vezes tentamos mexer a cabeça para os lados e percebemos como estamos "presos". Fazendo pelo menos umas 3 sessões em casa mesmo de movimentos lentos, respeitando o limite do corpo, mas mexendo de forma a ampliar o movimento, a cabeça, os braços, esticando a colunas, as pernas, já auxiliam muito para que devagar possamos "soltar" esse movimento já travado pelo tempo, tensões, má postura, etc.

Muitas academias, estúdios oferecem aula de alongamento é um excelente opção de atividade física, sim! É um trabalho bem diferente, não vai funcionar como um treino aeróbico, que melhora a condição cardiorrespiratória e ajuda no emagrecimento, nem vai oferecer um aumento de massa muscular. Mas, a insistência dos movimentos, o equilíbrio que se trabalha, os movimentos de sustentação e isometria são excelentes como atividade física, e claro, são os reais promotores da qualidade e durabilidade das articulações.

Mas nem só de alongamento convencional vivem as nossas articulações. Elas podem ser alongadas através de muitas outras atividades, como o Pilates, que trabalha amplitude muscular e também oferece peso e resistência muscular, o que contribui para ganho de massa magra. Há o ioga, que apesar de não ser um trabalho desenvolvido para melhorar o alongamento, mas sim, com uma filosofia toda envolvida, acaba sendo extremamente benéfico para as articulações. Há aulas de dança, balé fitness, terapias como RPG, e outras.

O interessante é que, de alguma forma, tenhamos esse cuidado em deixar que a vida útil e a boa qualidade de nossas articulações sofram menos com o inevitável desgaste do nosso corpo que ocorre com o passar dos anos.

No vídeo de hoje do canal BemStar, vou falar sobre emagrecimento saudável, confira.

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla