Topo

Paola Machado

Não precisa eliminar o doce da dieta, basta saber quando e quanto comer

Paola Machado

25/07/2018 04h00

Crédito: iStock

A sobremesa é sempre uma tentação, principalmente para aqueles que estão seguindo dieta e querem reduzir alguns quilinhos na balança. De fato, as guloseimas fornecem muitas calorias, provenientes de açúcares e gorduras, que podem prejudicar o processo de emagrecimento, dependendo da frequência e quantidade que são consumidas.

Entretanto, os gostos e as preferencias alimentares individuais devem ser levados em consideração no processo de educação alimentar. Assim, defendo a ideia de que é melhor comer uma pequena porção de sobremesa em um dia selecionado do que se privar e atacar a geladeira sem controle. O segredo é a moderação.

Saber lidar com a compulsão e o desejo de comer doce é uma das estratégias que devem ser trabalhadas em um processo de educação alimentar e emagrecimento.

O horário mais adequado para se consumir um doce ou sobremesa é após uma grande refeição, principalmente almoço ou jantar. Isso porque os nutrientes dos alimentos, como as fibras e as proteínas, podem diminuir ou reduzir a velocidade da absorção de carboidratos e gorduras no intestino. O consumo de doce longe das refeições principais favorece a absorção mais rápida do açúcar, tornando-se um estímulo potente para liberação de insulina. Assim, ocorre um pico maior de glicose e insulina no sangue, favorecendo o acúmulo de gordura no corpo e mais vontade de comer doce.

Também temos que pensar que consumir a sobremesa após as refeições principais favorece uma menor ingestão de doce, afinal o seu estômago já está cheio.

Controlar o tamanho da porção e a frequência dos doces é um aspecto importante para se ter sucesso no processo de emagrecimento, sem passar por vontade e restricão severa. Mesmo que um dia da semana seja selecionado para consumir o doce, não se deve comê-lo com culpa nem tampouco à vontade. Tenha consciência da quantidade que deverá ser consumida. Tente saborear cada garfada ou mordida, mastigando muito bem cada pedaço.

Considerando a qualidade, existem aqueles alimentos que são mais saudáveis do que os outros, por isso, opte sempre por sobremesas que tenham menor quantidade de açúcar e gorduras. As opções mais saudáveis são: chocolate com maior teor de cacau 70% ou mais (para quem está sem açúcar pode ser o chocolate com sucralose), gelatinas naturais, bananinha sem açúcar e picolés de frutas sem adição de açúcar.

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.