Topo

Filho de Mauricio de Sousa: "Medo de andar de mãos dadas e ser espancado"

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

05/08/2019 15h21

Mauro Sousa, filho do cartunista Mauricio de Sousa, usou seu Instagram no domingo (4) para falar sobre os privilégios que possui como homem gay, mas também o outro lado da moeda que ainda pesa no seu convívio com o namorado, Rafael Piccin.

Para a reflexão, Mauro postou uma foto em que aparece caminhando de mãos dadas com o namorado no corredor de um shopping.

"Sei que sou privilegiado por usar as roupas que uso, por andar pelos lugares que ando, por trabalhar onde trabalho, por ter estudado onde estudei, por viajar pra onde eu viajo, por morar onde moro. Mas também sei que nem todos têm esses mesmos privilégios e que isso não é justo. Por isso, como qualquer outro cidadão consciente, sei que preciso ser, no mínimo, empático (no sentido mais genuíno da palavra) e que devo agir para combater essas diferenças", começa.

Ao longo do texto, ele relembra as vezes em que sentiu medo de ser "espancado e de morrer" por simplesmente estar ao lado de Rafael.

"Eu também sei que eu não tenho o privilégio de poder andar livremente de mãos dadas com o meu namorado em qualquer lugar sem sentir medo de ser espancado, sem receber olhares tortos e enojados, sem ter que planejar se poderemos ir àquele estabelecimento e se sequer nos deixarão entrar porque acham inapropriado. Sem ter medo de morrer".

A publicação despertou os mais diversos comentários de apoio a Mauro, inclusive do seu pai: "Como seu primeiro seguidor (quando você estava aprendendo a andar), desejo que seus caminhos sejam livres de obstáculos e perigos, abertos para o progresso e vitórias e sensíveis às emoções e sentimentos. Seja feliz, meu filho. Eu te amo".