Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Remo queima até 700 calorias em 20 minutos e traz um pacote de benefícios

Marcio Atalla

11/04/2019 04h00

Máquinas de remo trazem praticamente os mesmos resultados da atividade feita na água | Crédito: iStock

Confesso que apesar de já ter me aventurado em vários esportes, sempre me dei melhor com os esportes com bola, como tênis, basquete, vôlei e futebol, que por algum tempo foi inclusive o que achei que faria pro resto da vida: gol! Mas, meu joelho me impediu de continuar….. (momento desabafo, risos).

Então, na lista dos esportes que não fui tão atraído ou não tive tanto êxito, estão ciclismo, lutas e remo. Mas hoje quero falar especificamente sobre o remo. Os atletas de remo são realmente incríveis. Eles são, dentre o grupo de atletas de todos os esportes, os que tem pernas mais fortes, ombros e pulmões maiores e menor percentual de gordura. Sim, também pensei: e os nadadores ou corredores? Nadadores tem pulmões gigantes e ombros largos, corredores de curta distancia tem pernas extremamente fortes, mas se for juntar tudo num único atleta… o cara (ou a moça) é remador(a).

Quando comparado com outros atletas de alto nível, os remadores são os que tem maiores estruturas corporais, força e capacidade absurdas e incríveis aeróbicas E anaeróbicas qualidades. É tipo quando vem o gênio da lâmpada e pergunta como você queria ser e você diz bonito, inteligente, rico, charmoso, bondoso, leal, justo, ético, bem sucedido, nem sei mais o que… só que tudo junto!

Agora vamos a cereja do bolo? Todos esses dados foram encontrados após comparar uma série de atletas de alto rendimento. E adivinhem quem está no topo da lista de alto gasto calórico? Ele, o atleta remador. Eles queimam calorias que nem forno em alta temperatura!! O gasto calórico de 1 minuto de exercício de remo ergométrico é de 36 calorias para esses atletas! Em 20 minutos lá se vão mais de 700 calorias….

Claro que esses resultados foram encontrados em atletas de alto rendimento. Se eu for remar, não vou gastar a mesma quantidade de calorias. Mas, comparando os benefícios e guardando proporções, pode ser uma boa opção de esporte ou atividade física e com resultados muito expressivos, se feito com regularidade e seguir uma linha de evolução constante. Para quem já frequenta academia ou faz crossfit, por exemplo, tem as maquinas de remo in door (como a da foto), que funcionam da mesma forma. O beneficio será o mesmo, desde que haja regularidade!

Mas, enquanto você não parte pro remo ou acrescenta a modalidade às suas atividades (afinal, ele não é excludente!), mande ver nessa aula de perna e bumbum que pode ser feita em casa.

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla