5 pequenos hábitos que vão fazer grande diferença na sua carreira
E se em vez de buscar soluções grandiosas e custosas para crescer profissionalmente desenvolvêssemos pequenas atitudes com efeito de longo prazo? É nas micrometas que os objetivos macro se concretizam e nos hábitos diários que a gente ganha consistência para aprender mais, ampliar a capacidade de comunicação e desenvolver networking.
Como fazer isso na prática? 5 ideias a seguir.
1. Ter bom filtro para leituras diárias
Essencial para… conseguir se manter atualizado mesmo com tempo apertado
Ler todo dia impede que você se distancie dos assuntos de interesse e do que está acontecendo ao redor, simples assim.
A dica é ter um horário fixo para ler — de manhã, por exemplo — e criar um filtro de notícias (estilo Rss, Feedly ou preferidos no celular e no computador). Mas esse filtro precisa realmente ser conciso. Reserve para o dia a dia, além de notícias, só as melhores fontes sobre temas que quer acompanhar.
Salve artigos mais densos para fins de semana e sinta seu conhecimento expandir sem grande esforço.
2. Marcar um almoço de business por semana
Essencial para… desenvolver relações e se manter atualizado sobre o que acontece fora do seu círculo
Pode ser um café mais breve, claro.
O importante é sempre encontrar alguém que possa acrescentar algo em termos profissionais ou pessoais. Interagir, trocar informações, ajudar, conviver, enfim!
Se não colocar esses momentos na agenda com regularidade e criar o hábito de encontrar novas pessoas, pode ser que daqui a um mês se dê conta de que só falou com as mesmas figuras. Expanda seu círculo de contatos.
3. Falar menos e ouvir mais
Essencial para… manter o controle sobre a comunicação e desenvolver empatia
Você já escutou que tem dois ouvidos e uma boca por uma razão, mas anda praticando essa ideia?
Pois o ato de falar menos costuma ser benéfico especialmente para pessoas com tendências ansiosa, que falam e se arrependem logo depois. Não responda mensagens sem pensar, ouça mais um pouco antes de opinar na reunião, se sentir que uma pessoa está exaltada deixe que ela fale até a energia baixar.
4. Todo mês participar de algum curso, evento ou palestra
Essencial para… acompanhar tendências de mercado e desenvolver a criatividade
Aprendizado contínuo é condição não apenas para crescer na carreira como para se manter em boa posição. É básico: o mundo evolui, a concorrência evolui, você precisa evoluir também para acompanhar tudo isso.
E diga "sim" para cursos, palestras, eventos que não tenham relação direta com o trabalho.
Aprender línguas, instrumentos, quaisquer atividades que estimulem seu cérebro, tirem você da zona de conforto. Isso melhora criatividade e consequentemente amplia sua capacidade de resolver problemas no dia a dia profissional.
5. Praticar rapport sempre que possível
Essencial para… melhorar sua capacidade de se comunicar e influenciar pessoas em qualquer situação
Desenvolver a comunicação inclui muitos fatores e deles todos a capacidade de espelhar gestos e termos usados pelo interlocutor é um dos mais efetivos. Isto é rapport: fazer a outra pessoa sentir que vocês têm uma conexão durante a interação.
Observe como a pessoa fala, que termos usa, se gesticula ou é mais contida, entre no universo dela e traga elementos para sua fala e seus trejeitos quando for possível. Essas sutilezas são percebidas (quase sempre de forma não consciente) e criam laços de empatia.
Serve para persuadir e se conectar em qualquer esfera da vida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.