Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

5 pequenos hábitos que vão fazer grande diferença na sua carreira

Bru Fioreti

23/02/2018 05h00

E se em vez de buscar soluções grandiosas e custosas para crescer profissionalmente desenvolvêssemos pequenas atitudes com efeito de longo prazo? É nas micrometas que os objetivos macro se concretizam e nos hábitos diários que a gente ganha consistência para aprender mais, ampliar a capacidade de comunicação e desenvolver networking.

Como fazer isso na prática? 5 ideias a seguir.

1. Ter bom filtro para leituras diárias

Essencial para… conseguir se manter atualizado mesmo com tempo apertado

Ler todo dia impede que você se distancie dos assuntos de interesse e do que está acontecendo ao redor, simples assim.

A dica é ter um horário fixo para ler — de manhã, por exemplo — e criar um filtro de notícias (estilo Rss, Feedly ou preferidos no celular e no computador). Mas esse filtro precisa realmente ser conciso. Reserve para o dia a dia, além de notícias, só as melhores fontes sobre temas que quer acompanhar.

Salve artigos mais densos para fins de semana e sinta seu conhecimento expandir sem grande esforço.

2. Marcar um almoço de business por semana

Essencial para… desenvolver relações e se manter atualizado sobre o que acontece fora do seu círculo 

Pode ser um café mais breve, claro.

O importante é sempre encontrar alguém que possa acrescentar algo em termos profissionais ou pessoais. Interagir, trocar informações, ajudar, conviver, enfim!

Se não colocar esses momentos na agenda com regularidade e criar o hábito de encontrar novas pessoas, pode ser que daqui a um mês se dê conta de que só falou com as mesmas figuras. Expanda seu círculo de contatos.

Marcar almoços com pessoas de fora do escritório e praticar rapport: pequenos hábitos com grande impacto (Foto: Pexels)

3. Falar menos e ouvir mais

Essencial para… manter o controle sobre a comunicação e desenvolver empatia 

Você já escutou que tem dois ouvidos e uma boca por uma razão, mas anda praticando essa ideia?

Pois o ato de falar menos costuma ser benéfico especialmente para pessoas com tendências ansiosa, que falam e se arrependem logo depois. Não responda mensagens sem pensar, ouça mais um pouco antes de opinar na reunião, se sentir que uma pessoa está exaltada deixe que ela fale até a energia baixar.

4. Todo mês participar de algum curso, evento ou palestra

Essencial para… acompanhar tendências de mercado e desenvolver a criatividade 

Aprendizado contínuo é condição não apenas para crescer na carreira como para se manter em boa posição. É básico: o mundo evolui, a concorrência evolui, você precisa evoluir também para acompanhar tudo isso.

E diga "sim" para cursos, palestras, eventos que não tenham relação direta com o trabalho.

Aprender línguas, instrumentos, quaisquer atividades que estimulem seu cérebro, tirem você da zona de conforto. Isso melhora criatividade e consequentemente amplia sua capacidade de resolver problemas no dia a dia profissional.

 5. Praticar rapport sempre que possível

Essencial para… melhorar sua capacidade de se comunicar e influenciar pessoas em qualquer situação

Desenvolver a comunicação inclui muitos fatores e deles todos a capacidade de espelhar gestos e termos usados pelo interlocutor é um dos mais efetivos. Isto é rapport: fazer a outra pessoa sentir que vocês têm uma conexão durante a interação.

Observe como a pessoa fala, que termos usa, se gesticula ou é mais contida, entre no universo dela e traga elementos para sua fala e seus trejeitos quando for possível. Essas sutilezas são percebidas (quase sempre de forma não consciente) e criam laços de empatia.

Serve para persuadir e se conectar em qualquer esfera da vida.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti