Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


Troquei os drinques pelo treino e perdi 13 kg para usar o vestido de noiva

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Juliana Vaz

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

15/02/2018 04h00

Por não gostar de academia, a advogada Valeria Bevilacqua, de 41 anos, encontrou no treino funcional uma atividade desafiadora e que a ajudou a acelerar o metabolismo e eliminar muita gordura antes do casamento

"Como para muitas pessoas da minha geração, fazer atividade física sempre foi sinônimo de ir a uma academia de musculação cheia de halteres e marombeiros, com aulas intermináveis de aeróbica. Realizar exercícios em um ambiente assim me dava preguiça só de pensar. Por isso, permaneci sedentária até os 38 anos. Tenho 1,72 cm de altura e sempre fui gordinha: meu peso variava entre 81 kg e 83 kg.

Mas, em outubro de 2013, algumas amigas me convidaram para participar de circuito funcional com a treinadora Cau Saad, e tudo mudou. A energia positiva, a descontração e os movimentos dinâmicos que não exigiam anilhas, pesos ou aparelhos engenhosos me fizeram repensar a relação com a atividade física.

Valeria emagreceu 13 quilos para casar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
Nesse mesmo mês comecei a frequentar aulas desse tipo em uma academia. Após virar fã do treinamento funcional, passei também a fazer muay thai. Logo eu, que não gostava de esportes, me sentia mais disposta e animada do que nunca! Porém, no fundo, estar acima do peso ainda me incomodava. Era comum ver um look que achava lindo, mas sabia que no meu corpo não ficaria tão bem.

Em maio de 2014, como parte dos preparativos para meu casamento, decidi emagrecer. Estava com 83 kg e iniciei um plano de reeducação alimentar com a meta de perder, ao menos, 10 kg até abril de 2015.

Durante esses 11 meses, fui rigorosa e fiquei até antisocial: deixei de sair com os amigos que antes encontrava quase todos os dias para tomar um drinque. Cortei totalmente o álcool e as sobremesas, e passei a me alimentar de forma mais saudável, com horários regrados para as refeições. Como não tinha 20 e poucos anos e sim 39, sabia que precisava me esforçar para que o metabolismo, que fica mais lento com o tempo, trabalhasse em prol do meu objetivo. 

Mudei também o treino e inclui até a musculação, modalidade da qual nunca fui fã, na minha rotina. Era sagrado: malhava de quatro a cinco vezes por semana.

Conforme o casamento se aproxima, não tem jeito, toda noiva fica nervosa e o estresse vai a mil. Não há disciplina que suporte essa fase. Comigo não foi diferente. Ao longo dos meses, controlei a ingestão de doces e consumi apenas os quadradinhos de chocolate meio amargo que a nutricionista liberou. Porém, 20 dias antes do casamento descontei a ansiedade na comida. A sorte foi que não engordei nada. Até o dia de usar o vestido branco consegui emagrecer 13 kg.

Após a cerimônia e a lua de mel, tentei manter a disciplina na alimentação e nos treinos o quanto pude, mas sem perceber fui diminuindo a frequência dos exercícios. Os cinco dias de malhação se tornaram dois, e o sábado ou domingo ficaram reservados para as extravagâncias gastronômicas.

Valeria emagreceu 13 quilos antes de casar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
Em 2016, acabei deixando de lado os exercícios e a dieta. Voltei a tomar uns drinques com os amigos e parei de limitar o que comia quando estava com o marido ou viajando. Resultado: não engordei tudo que havia perdido, mas as roupas começaram a ficar apertadas.

Em julho de 2017 eu já tinha recuperado 6 kg dos 13 kg que perdi para o casamento. Decidi, então, adotar novamente o estilo de vida saudável que aprendi a amar. Voltei a fazer funcional cinco vezes na semana e retomei a dieta. Atualmente meu plano alimentar não tem tantas restrições, pois o foco é um cardápio equilibrado, que não atrapalhe a vida social. Aceitei que o organismo fica mais lento, que emagrecer um quilo é mais demorado a cada ano.

Hoje, com quase 42 anos, percebo o quanto aquela aula em 2013 foi um marco na minha vida. Foi a partir daí que a atividade física mudou completamente como me relaciono com a idade e com o espelho.