Topo

Paola Machado

Asfalto, grama, areia... Entenda a diferença entre os pisos que você corre

Paola Machado

17/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Se você corre regularmente, provavelmente se preocupa com seu tênis, suas roupas e seus batimentos cardíacos. E com a superfície em que seus pés batem repetidas vezes?

O terreno em que você corre tem total influência em seu bem-estar em longo prazo e até na redução do risco de lesões.

Entenda a diferença das superfícies e veja qual as mais seguras para correr:

– Concreto Duro como uma rocha –pois é uma rocha. Todo o impacto do seu pé com o solo volta diretamente para você. Treinar constantemente neste tipo de superfície levará a dores nas articulações e nos ligamentos. Eventualmente, poderá levar a fraturas por estresse, entorses e distensões.

– Asfalto A superfície preferida da maioria dos corredores absorve razoavelmente o impacto –por isso, se possível, não treine somente nesse tipo de piso. Por ser nivelado (na maioria das vezes) diminui o risco de torções de tornozelos.

– Terra Apesar de absorver muito bem o impacto, apresenta uma desvantagem crítica. Você provavelmente encontrará muita irregularidade. Buracos, valas, pedras e galhos podem causar uma torção de tornozelo ou uma queda. Seja cauteloso e olhe muitas vezes para o chão a sua frente.

– Grama Absorve boa parte do impacto dos pés com o solo. Porém, assim como na terra, podem esconder grandes irregularidades, esteja sempre atento. Além disso, após uma chuva ou pela manhã a grama molhada pode ser muito escorregadia.

– Areia Absorve muito bem o impacto, a ponto de você afundar o pé. Pode ser uma luta correr neste tipo de terreno, o que demanda mais esforço e energia, e por isso queima mais calorias. Procure correr nas partes úmidas e lisas. Areia fofa e inclinação podem favorecer entorses.

Não existe uma superfície perfeita para correr, existe a superfície certa para determinados objetivos e treinos. É muito importante variar a superfície durante seu programa de treino, pois diferentes superfícies favorecem diferentes adaptações ao treinamento, estimulam diferentes grupos musculares, previnem lesões e ainda trazem diversidade ao programa, o que fortalece a parte mental.

Para uma corrida segura, escolha a superfície, o tênis e a técnica cuidadosamente. Varie entre elas com objetivos específicos em cada uma, apenas evite sempre o concreto, ele gera uma carga excessiva e desnecessária nas articulações e na coluna. Atente-se a essas dicas e continue correndo!

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.