Topo

Erika Januza após críticas por namorar homem branco: "Não me surpreendi"

Erika Januza - Manuela Scarpa/Brazil News
Erika Januza Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Carolina Martins

Colaboração para Universa

16/05/2019 15h21

Erika Januza foi alvo de diversas críticas racistas após publicar uma foto com o namorado, Victor Evangelista, em seu Instagram em março deste ano. Após um período em silêncio sobre o assunto, ela falou sobre o assunto em entrevista à Universa, nesta quinta-feira (16), durante o desfile da nova coleção da Riachuelo, em São Paulo.

A atriz contou ter optado por não se pronunciar sobre o assunto por um tempo, mas não ter sido pega de surpresa por esses tipos de comentários ofensivos.

Erika Januza e o namorado, Victor Evangelista - Reprodução/Instagram/@erikajanuza - Reprodução/Instagram/@erikajanuza
Erika Januza e o namorado, Victor Evangelista
Imagem: Reprodução/Instagram/@erikajanuza

"Não me surpreendi porque eu sei que as pessoas sempre esperam uma oportunidade para atacar as outras. Eu já tenho um processo aberto com um caso semelhante. Quero proteger ele um pouco, pois ele fica lendo e fica triste. Eu já não leio mais essas coisas. Fiquei sabendo por notícias da mídia e não quis me pronunciar porque estava muito brava", conta.

Na época, Erika se questionou sobre o motivo para ter virado alvo dessas críticas, criando hipóteses em que esse tipo de julgamento não aconteceria.

"Eu me questionei: 'Por que um homem negro namorando uma loira ninguém fala nada?'. E quando é meu namorado, que é uma pessoa boa, que me pediu em namoro lindamente em um jantar, me valoriza, respeita, gosta de mim independente da minha profissão, isso acontece? As pessoas querem ver a plástica da coisa e acham que o correto é negro estar com negro e branco estar com branco. A gente quer respeito para todas as pessoas. Só querem julgar o livro pela capa. O que importa é o amor. E o amor que todo mundo prega e fala o tempo todo?", conclui.