Topo

Dez maneiras inteligentes de enxugar a lista de convidados do casamento

É possível fazer uma lista de convidados enxuta com racionalismo e bom senso - iStock
É possível fazer uma lista de convidados enxuta com racionalismo e bom senso Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

30/06/2015 14h11

Organizar um casamento não é nada fácil, mas como tudo depende do número de convidados – a começar pelo orçamento, espaço e afins – o cuidado com a lista deve ser redobrado. A vontade, claro, é de compartilhar esse momento único com um monte de gente, mas nem sempre o bolso permite. Por isso, especialistas revelaram dez dicas cruciais na hora de elaborar a lista de convidados para deixá-la mais enxuta.

  • Invista em uma cerimônia íntima

    E deixe isso bem claro para os convidados! "Afinal, o estilo intimista já é naturalmente restritivo", comenta Norma Marques, consultora e assessora de eventos do Espirito Santo. É aí que entram os miniweddings, que estão em alta. Quando as pessoas ficam sabendo que será um minievento, automaticamente já percebem que só os convidados indispensáveis farão parte da lista. "Na Europa, um casamento considerado grande tem no máximo 100 pessoas. Enquanto, aqui, com esse mesmo número, é chamado miniwedding", conta Fátima Leonhardt, cerimonialista e assessora de eventos de São Paulo. Se o desejo do casal for enxugar ainda mais a lista, uma boa saída é fazer uma cerimônia só para pais dos noivos, irmãos e padrinhos.

  • Amigos: só os mais próximos

    É normal que o casal tenha um número muito alto de amigos, mas nem sempre é possível convidar todos. Por isso, Júlio Céu, assessor de casamentos e proprietário da Santo Casamenteiro, em São Paulo, explica que haverá uma seleção natural na hora de montar a lista. "Temos que ter em mente que as pessoas mais próximas já vão conviver com as ansiedades e ajudar em algumas escolhas para o casamento", comenta. Sendo assim, naturalmente o casal já perceberá quais são aqueles que realmente não podem faltar na lista.

  • Mantenha os colegas profissionais fora da lista

    Amigos de trabalho não precisam, necessariamente, ser convidados, a não ser aqueles que já fazem parte da vida pessoal do casal. Afinal, o casamento é um momento muito íntimo. Se ninguém do trabalho se encaixar no perfil, é melhor não convidar ninguém para que os não convidados não se sintam excluídos. A dica é comentar o menos possível sobre o casamento para não gerar expectativas.

  • Faça uma boa seleção dos parentes distantes

    Como o casamento é uma comemoração íntima e pessoal, Norma conta que não há obrigatoriedade de convidar todos os familiares. Os mais distantes, ou aqueles com quem o casal não tem uma convivência direta, podem ser apenas comunicados sobre o acontecimento, mas não convidados. "Além do mais, se parentes que não têm uma convivência estreita forem convidados, o casal corre o risco de dar a impressão de que está convidando apenas para ganhar presentes", alerta Fátima.

  • Limite os convidados dos pais dos noivos

    Uma coisa é certa: em um casamento, as decisões devem ficar por conta dos noivos. Aos pais, resta entender que a festa não é deles. Por isso, Fátima dá uma dica: determine um número de convites para que os pais enviem a quem quiserem. Júlio também sugere que seja definida uma cota para os pais, mesmo que os noivos arquem com todas as despesas, pois os pais se incluem no sonho desse casamento. "É uma questão de respeito e gratidão pelas pessoas que colocaram você no mundo", completa.

  • Elimine os acompanhantes

    "Quando você endereça o convite ao 'Sr. Fulano de Tal', isso quer dizer que é exclusivamente para ele e poderá constar na lista como sendo apenas uma pessoa. Se você escrever 'Sr. Fulano de Tal e Família', fica em aberto o número de convidados possíveis de comparecer com esse convite. Pode ser a sogra, os filhos acompanhados de namoradas e assim por diante. Por outro lado, a indicação 'Sr. e Sra. Fulano de Tal' determina que o convite é só para o casal", explica Norma. Por isso, para evitar que o número de convidados fuja do controle, vale uma atenção especial aos dizeres do convite.

  • Não se sinta na obrigação de convidar ninguém

    Se você quiser definir rapidamente sua lista de convidados, leve em consideração apenas suas razões, seus motivos, que podem ser financeiros ou não. Dessa forma, não se sinta na obrigação de convidar ninguém ao imaginar o que podem pensar de você. Nem aquela pessoa que fez questão de sua presença no aniversário dela, nem aquele outro que lhe fez um favor inesquecível. Não vai faltar oportunidade para você retribuir essas gentilezas.

  • Limite um número máximo para a lista

    É importante que os noivos tenham bem claro para si qual é o estilo do evento e o limite de convidados que combinaram. Essa consciência tem que ser passada também para os pais, que participarão da montagem lista. Deve-se ter sempre em mente quanto custa cada convidado para que todos saibam das dificuldades a serem enfrentadas caso a lista extrapole o número combinado.

  • Faça triagens na lista

    Segundo Norma, a principal regra é preparar a relação geral, com os potenciais convidados do casal. Depois, pegar a lista dos pais do noivo, a lista dos pais da noiva, conferir se há nomes repetidos e, em seguida, classificar o grau de importância de cada um dentro do evento. A melhor forma de chegar a uma conclusão é fazendo perguntas. Por que a pessoa está na lista? Qual sua importância nessa história? Ela precisa mesmo estar presente? Pronto, esse é o caminho. Aí, é só ir tirando aqueles que não se encaixam como convidados que não podem faltar.

  • Elabore a lista racionalmente

    "Se o casal não tirar o lado emocional dessa tarefa, vai ficar impossível realizar o casamento", alerta Norma Marques. Por isso, sejam objetivos. A vontade pode até ser de convidar um monte de gente, pessoas que conviveram com o casal há anos, mas que não convivem mais, etc. O importante é que toda a organização seja feita de forma objetiva para que tudo fique dentro do planejado.