Topo

Bolos de casamentos reais já foram vendidos por até R$ 37 mil; veja lista

O bolo do casamento do príncipe William com Kate Middleton - Getty Images
O bolo do casamento do príncipe William com Kate Middleton Imagem: Getty Images

da Universa, em São Paulo

14/05/2018 13h01

Quando se é convidado de um casamento real como o do príncipe Harry e de Meghan Markle, não dá para levar aquele pedacinho de bolo ou docinho para comer em casa: está entre uma das tradições da realeza colocar as fatias restantes da obra-prima das celebrações para leilão.

Assim, os pedaços se tornam souvenires cobiçados e disputados das festas históricas.

Veja também

Rainha Elizabeth & príncipe Philip

Um pedaço do bolo do casamento da rainha Elizabeth com o príncipe Philip em 1947 foi vendido em 2015 pela casa de leilões Gorringes, em Lewes, na Inglaterra para um habitante de Los Angeles por 500 libras, isto é, cerca de 2,5 mil reais.

Segundo os leiloeiros, a fatia pertencia a um homem que, de fato, foi um dos convidados do evento e havia sido herdada por sua filha — que a colocou à venda. Supostamente, o bolo ainda seria comestível porque contém altos níveis de álcool em sua composição.

À época do casamento, a criação de 2,74 m foi batizada de "o bolo das 10 mil milhas" já que seus ingredientes vieram de avião da África do Sul e da Austrália especialmente para a confecção no Reino Unido.

Príncipe Charles & princesa Diana

O bolo de casamento do príncipe Charles com a princesa Diana, leiloado pela Nate D. Sanders Auctions em 2014 - Getty Images - Getty Images
O bolo de casamento do príncipe Charles com a princesa Diana, leiloado pela Nate D. Sanders Auctions em 2014
Imagem: Getty Images

O casamento do príncipe e da princesa de Gales aconteceu em 1981, mas desperta interesse até hoje. Um pedaço do bolo oficial da celebração foi vendido em 2014 por 828 libras, ou seja, cerca de 4,1 mil reais para um comprador anônimo pela casa de leilões Julien's Auctions, de Los Angeles.

Já uma fatia de um dos bolos menores da festa — que foram distribuídos aos funcionários do palácio na data — chegou a ser vendida em 2008 por 1 mil libras, quase 5 mil reais pela Dominic Winter Book Auctions, em Gloucestershire. Seu alto valor se deu a uma anedota histórica: ela havia sido dada a Moyra Smith, na época, funcionária do staff da rainha-mãe.

Príncipe William & Kate Middleton

O pedaço do bolo de William e Catherine leiloado pela Julien's Auctions em dezembro de 2014 - Getty Images - Getty Images
O pedaço do bolo de William e Catherine leiloado pela Julien's Auctions em dezembro de 2014
Imagem: Getty Images

É do bolo de casamento do duque e da duquesa de Cambridge a coroa de pedaço mais caro desta lista. Vendida em 2014 pela Julien's Auctions, de Los Angeles, a fatia foi arrematada por 7,5 mil libras, isto é, 37 mil reais.

Segundo pesquisa conduzida pela rede americana CNN, o bolo levou cinco semanas para ficar pronto, mas teria alcançado seu "pico de sabor" após 13 meses.