Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Música traz benefícios para o coração após o exercício

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

10/03/2018 18h54

Colocar os fones de ouvido na hora de treinar dá um ânimo a mais no treino. Mas um estudo realizado por pesquisadores da Unesp revelou que a música também traz benefícios na recuperação cardiovascular após o exercício.

Para se ter uma ideia, os atletas, por conta do bom preparo físico, recuperam seus parâmetros cardíacos com mais facilidade. Os pesquisadores destacam que essa recuperação do sistema cardiovascular após o treino fornece informações importantes sobre as chances de a pessoa desenvolver problemas do coração.

Veja também:

No estudo, publicado na revista Science & Sports, 35 homens saudáveis e fisicamente ativos, de 18 a 30 anos, foram acompanhados e passaram por três protocolos diferentes.

No primeiro e no segundo, eles fizeram 15 minutos de repouso, seguidos de 30 minutos de exercício de intensidade moderada na esteira e 60 minutos de recuperação após a atividade.

No terceiro protocolo, os voluntários realizaram os mesmos procedimentos, mas foram expostos à estimulação auditiva de músicas clássicas durante o exercício e na recuperação.

Os pesquisadores analisaram os seguintes parâmetros: frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória e nível de oxigênio no sangue durante o estágio inicial de recuperação e recuperação.

Eles descobriram que a música acelerou a recuperação da frequência cardíaca e a pressão arterial após a atividade física, o que comprova os efeitos positivos do fone de ouvido antes e depois do exercício.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy