Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Franja: tire dúvidas antes de cortar e inspire-se nos visuais das famosas

Universa

09/07/2019 05h00

Mais do que um acessório, um estilo definido. O modelo de franja pode dizer muito sobre o comportamento e personalidade de uma pessoa. Esse detalhe ajuda a construir o corte e dar autenticidade ao look — além de combinar com todas as estações do ano. O grande desafio é eleger uma versão que traduza melhor quem você é.

O profissional pode auxiliar nessa escolha a partir de uma análise do formato do rosto e algumas características específicas, como o tamanho da testa e do nariz, além da textura e espessura do fio, sempre buscando equilíbrio e harmonização facial. As versões assimétricas, as curtinhas com pegada retrô e as clássicas lideram a lista das mais pedidas no salão. Para não errar, vale consultar as dúvidas mais comuns antes de passar a tesoura.

Veja também

Qual a franja ideal?

diferentes tipos de franja e também variados formatos de rosto. Por exemplo: as modernas baby bangs combinam com quem adora exibir sua ousadia. As franjas curtinhas têm ganhado cada vez mais adeptas. Versáteis, oferecem variados estilos, como assimétricas, simétricas, retas, desfiadas e ainda combinam com todos os tipos de comprimento de cabelo. São mais recomendadas para os rostos ovais por conta das proporções equilibradas. As baby bangs são charmosas e contribuem para destacar o olhar e deixar o hairstyle descolado, como os looks de Audrey Hepburn, Mallu Magalhães e Úrsula Corberó. O essencial é o profissional te ajudar a fazer a melhor escolha.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Instagram)

(Foto: Instagram)

 

A versão cortininha repartida ao meio, marca registrada de Brigitte Bardot, virou tendência. Apesar de ser indicada para todos os comprimentos, o caimento fica perfeito para os cortes médios e longos. Pode ser usada na altura das sobrancelhas ou mais longa.

(Foto: Reprodução)

O estilo descontraído combina com o cabelo solto e bagunçadinhoPara suavizar o volume, prefira um corte desconectado e levemente desfiado.  Pode ser adotada por pessoas com rostos quadrados e triangulares. Inspire-se no look da bela Giovana Cordeiro.

(Foto: Instagram)

A franja lateral é um dos modelos mais democráticos. O franjão é prático e vai fácil com todos os comprimentos de cabelo, do curto ao longo. O seu comprimento mínimo fica na altura do nariz. As atrizes Juliana Paes e Agatha Moreira são algumas das famosas que desfilam muito bem essa versão, que ajuda a acentuar o formato de rosto arredondado. Dá para texturizá-la e deixá-la lisa ou com efeito de ondas nas pontas, no caso das franjas mais longas.

(Foto: Instagram)

Como cuidar?

As mulheres com fios lisos podem usar a franja ao natural — vale borrifar um reparador sem exagero para não ficar com aspecto oleoso. As donas de cabelo ondulado têm a opção de fazer uma escova ou usar a prancha para um styling mais alinhado. O spray de brilho traz aquele resultado de cabelo hidratado. Já as cacheadas devem aproveitar o momento da fitagem — procedimento em que o cabelo é separado em mechas para receber tratamento para maior definição, redução de frizz e volume controlado — e dar um bom acabamento com leave-in. E a dica mais importante, válida para todas: investir na manutenção a cada 15 dias para manter o corte.

É possível variar o visual?

Claro! A franja em si já dá um ar mais fresco ao look. Mas nem por isso você precisará ficar presa a ela. Quem gosta de mudar pode apostar em acessórios, como grampos e presilhas. Outra dica é usar a franja como topete e inovar o penteado.

Como saber se a franja vai ficar boa?

Se você tem receio de arriscar, a sugestão é experimentar um aplique de franja e testar como ela se molda ao rosto. Detalhe: não vale apenas prender. O ideal é o profissional dar um melhor acabamento, fazendo um corte que combine com o seu estilo.

E aí, qual modelo tem tudo a ver com você?

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra