Topo

Smile famoso pela banda Nirvana é alvo de disputa e revolta estilista

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa

12/03/2019 14h03

Após ser processado pela banda Nirvana, cujos direitos estão em posse de Courtney Love e Frances Bean Cobain (esposa e filha de Kurt Cobain), Marc Jacobs resolveu responder à acusação de que teria plagiado o icônico smile da banda.

Segundo documentos apresentados pelo site "The Blast" nesta segunda (11), o estilista deu uma real aula de moda e disse que apresentou o grunge ao mundo em sua coleção de 1993 -- um ano antes da morte do vocalista do grupo.

Marc Jacobs - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A linha de verão da grife é considerada, até hoje, uma das mais influentes da moda dos anos 90 e, segundo Jacobs, teve Courtney como uma influência e, desde então, ela tem sido uma parceira "profissional e pessoal" ao vestir suas criações e participar de muitos de seus desfiles.

Em comemoração aos 25 anos da linha, Jacobs lançou uma coleção-cápsula que contava, por exemplo, com camiseta, moletom e um par de meias com o desenho de um rosto sorridente com "MJ" no lugar dos olhos e os dizeres "heaven" (paraíso).

O desenho lembrava muito o que era usado nas camisetas dos shows da banda e foi o que gerou a disputa inicial por em dezembro de 2018. Segundo a banda, ele já havia sendo patenteado como uma marca.

Frances Bean Cobain, Marc Jacobs, Courtney Love e Char Defrancesco no baile do Met de 2017  - George Pimentel/WireImage - George Pimentel/WireImage
Frances Bean Cobain, Marc Jacobs, Courtney Love e Char Defrancesco no baile do Met de 2017
Imagem: George Pimentel/WireImage

Jacobs afirma em sua resposta ao processo que Courtney e Frances foram algumas das premiadas com a coleção comemorativa e convidadas para os eventos de lançamento. A cantora teria, inclusive elogiado uma foto da camiseta em questão com uma brincadeira: "Boa foto! Parece meio familiar! Maravilhoso".

A proximidade do estilista com a família vem desde os anos 1990. Inclusive, Frances Cobain foi a estrela da campanha primavera/verão 2017 da grife Marc Jacobs.

Ainda não há decisão da justiça americana sobre quem é dono do smile.