Topo

10 truques para dar estilo à camisa branca e renovar o look de trabalho

Mainá Belli

Colaboração para Universa

20/09/2019 04h00Atualizada em 20/09/2019 19h01

Em ambientes tradicionais ou em escritórios mais descontraídos, as camisas brancas são peças curinga nos looks de trabalho, por se adaptarem com criatividade às diversas profissões e graus de formalidade.


Apesar de básicas, com algumas dicas de estilo e variações de modelagens, as camisas brancas ganham composições estilosas e, ainda assim, elegantes e adequadas. Os truques a seguir, ensinados pela consultora de imagem pessoal e corporativa, Noemy Suzana, e pela consultora de estilo e especialista em cores, Luciana Ulrich, são provas dessa versatilidade. Confira as dicas:

1. Adicione detalhes criativos a looks clássicos:

Em looks tradicionais, combinar camisas brancas com calças de alfaiataria, blazers e scarpins de salto médio é garantia de um visual à prova de erros. Mas, para sair da zona de conforto, que tal variar os detalhes? Troque a calça de corte reto por uma de modelo clochard; e use mules clássicos ou sapatilhas finas no lugar de saltos.

Ainda falando em detalhes, Noemy sugere subir as mangas das camisas até a altura dos cotovelos, para trazer charme e harmonizar peças muito volumosas. Um truque de estilo fácil e que faz toda a diferença.

2. Aposte em looks total branco:

Looks branco total trazem informação de moda e transmitem mensagem de sofisticação e requinte. Apesar da combinação ser descomplicada, Noemy adverte que é preciso levar em conta a condição das peças brancas, certificando-se que não estejam manchadas ou encardidas: "É preciso cuidado redobrado ao usar o branco, para não passar uma imagem de desleixo e desorganização", completa.

Ela também indica evitar calças brancas skinny ou muito justas em ambientes corporativos.

Quando pensamos em peças brancas em ambiente corporativo, a opção mais óbvia de combinação são as camisas com calças de alfaiataria. Noemy garante, entretanto, que é possível inovar o total branco com calças mais casuais, se o ambiente de trabalho permitir. Entre elas, as calças de sarja e pantalonas ou pantacourts em materiais naturais como linho ou algodão.

3. Atualize o look com jeans:

Ainda que as calças jeans não sejam a combinação ideal para looks de trabalho formais, são queridinhas em ambientes com normas de vestimenta mais livres.

Se precisar manter uma certa dose de elegância, prefira modelagens retas no quadril e tecidos em lavagens clássicas, sem rasgos ou interferências. Coordene com sapatos sociais, bolsas clássicas e neutras e acessórios dourados, que imprimem requinte.

4. Ouse com assimetrias:

Variar a modelagem das camisas brancas é opção perfeita para aqueles dias que já começam corridos ou quando há pouco tempo para criar uma produção com criatividade. Assimetrias atualizam o look com muita rapidez, pouco esforço, mas muito charme. Use-as com calças clássicas para manter a formalidade ou aposte em jeans despojados na casual friday.

5. Misture com saias mídi de estilos diversos:

No lugar de calças compridas, que tal usar saias midis ultraelegantes? Para Noemy, elas são peças chaves em looks de trabalho: "Existem diversos modelos que podem ser adaptados à ocasião, como as saias plissadas, enviesadas, além das icônicas saias lápis, o que requer certo cuidado e atenção", completa.

6. Use as cores ao seu favor:

Para quebrar looks neutros ou monocromáticos, adicione pontos de cor nos sapatos, nos acessórios ou em terceiras peças. Segundo Luciana, esses são detalhes simples, mas que levantam e complementam o look com maestria.

Ela conta ainda que, mesmo que o branco não esteja presente em todas as cartelas de cores pessoais, é possível adaptá-lo: "Se seu tom de pele for mais quente, troque a camisa branca por uma off-white", explica.

Outro truque da especialista em cores para usar tons que não estão em sua paleta é adicionar pontos coloridos na maquiagem de maneira sofisticada e, dependendo do tipo de ambiente de trabalho, também discreta.

7. Adicione peças com personalidade:

Coletes alfaiatados são terceiras peças perfeitas para complementar looks de trabalho. Substituem blazers com uma pitada extra de estilo e dão uma carinha mais moderna às camisas brancas. Use a dupla com pantalonas e scarpins em ambientes formais ou com saias mídis e sapatilhas de bico fino em locais mais descontraídos.

8. Destaque o look com acessórios:

Os acessórios são fundamentais para quem quer variar o visual de maneira descomplicada. Noemy lembra que em ambientes de trabalho eles também precisam seguir a linha do profissionalismo com escolhas assertivas: "Deixe de lado brincos e pulseiras barulhentos ou exagerados, preferindo os mais discretos".

"Colares de pedras longos são itens ideais para trazer modernidade ao look. Porém, não devem ser muito chamativos, para não tirarem a atenção do seu interlocutor. Outra opção é apostar em um mix de colares discreto e minimalista. O mesmo vale para os brincos e anéis: opte por tamanhos pequenos ou medianos, com pouca informação e em formas simplificadas", completa.

9. Aposte em transparências sofisticadas:

Antes de ousar no look de trabalho é imprescindível checar as normas de vestimenta da empresa. Mas, em ambientes descontraídos, é possível vestir camisas com transparências de maneira estratégica. Use-as por cima de regatas fechadas e arremate com outras peças tradicionais para adequar: calças de alfaiataria ou pantalonas; blazers ou casaquetos em materiais nobres; scarpins ou mocassins.

10. Adicione informação de moda:

Para atualizar as produções do dia a dia, experimente trazer informação de moda focando nas tendências da temporada. Entre elas, além das peças com transparências delicadas, destaque para estas camisas brancas:

- Com mangas bufantes:

- Em modelagem ombro à ombro:

- Com mangas flare: