Topo

Histórico

Casa de Viver

Quer uma cozinha colorida? Inspire-se nestes lindos projetos

Casa de Viver

02/09/2018 04h00

Seu lar pode ser uma mansão ou uma quitinete, uma coisa é certa: você terá uma cozinha. Esse cômodo tão importante na casa, ponto de encontro para receber as visitas mais íntimas, muitas vezes é renegado na decoração! Deixado para o fim dos pensamentos, depois de ter feito salas e quartos, a cozinha é comumente um lugar mais "sem graça", monocromático e estritamente funcional. Mas não precisa ser assim! Veja as dicas abaixo e inspire-se com essas cozinhas super coloridas e cheias de vida!

As cores podem ser aplicadas tanto na base quanto aos detalhes (normalmente, é legal escolher um desses extremos, para equilibrar a decoração). Assim, para uma decoração charmosa e cheia de estilo, vale apostar em itens decorativos como quadros, mobiliário diferenciado e funcional promovendo praticidade ao cômodo, ou em paredes e marcenarias com cores vibrantes e chamativas, e os objetos mais sóbrios.

A dica para não carregar o ambiente é pensar em uma cor destaque e, a partir dessa cor principal, combinar com outros tons e elementos decorativos.

Utilizar toques de cores neste ambiente é uma boa opção apara trazer mais personalidade ao cômodo, garantindo um espaço mais alegre e vivo. A cor pode figurar em pequenas doses, tanto nos armários, banquetas, na parede, eletrodomésticos, ou compondo um ambiente com uma cor predominante.

Ruslan Kovalchuk, Mariya Chmut e Stephen Tsimbalyu assinaram essa deslumbrante cozinha fora de todos os padrões comuns. O rosé e o cinza foram as cores escolhidas aqui, dando um ar sóbrio sem perder a classe. Detalhe para o quadro, nos mesmos tons.

Dá uma olhada na ousadia linda de Cristiane Locatelli. Sem economizar no Azul royal, a arquiteta introduziu vida nesse nicho que virou destaque.

Chris Silveira permeou de vermelho vibrante esse ambiente moderno e jovem

Mais um projeto ousado e lindo. Este, de Diego Revollo, que escolheu esse tom esmeralda fechado para colorir a cozinha de seu cliente. Do piso à parede, a cor chega forte, contrastando com a bancada e coifa.

O projeto de H2C Arquitetos fez um jogo bacana com diferentes tons de azul. Um degradê divertido na marcenaria dá movimento ao ambiente econversa com o revestimento da parede.

Aqui, uma cozinha majoritariamente clean com toques sutis de amarelo vivo. Demais! Da Semerene Arquitetura!

Gil Mello mostra que, tendo bom gosto, não está proibido misturar cores! Tudo nessa cozinha faz sentido e se harmoniza!

Essa produção do Linebox Studio conseguiu deixar o clean muito mais dinâmico com a instalação de um painel amarelo chamativo atrás do fogão, sendo o único ponto de cor. Show!

Nessa singela, mas belíssima, cozinha de Nildo José, o azul suave fica por conta dos quadros e da decoração. Muito lindo!

Para aqueles que não têm coragem de ousar ao extremo, que tal começarmos com um tom suave, mas que já dá uma outra cara ao seu lar? Essa marcenaria é o melhor exemplo disso! Projeto de PM Arquitetura

Deslumbrante! Verde escuro foi a escolha de cor pelo escritório RSRG Arquitetos para esta cozinha

Camila Tannous juntou a rusticidade do tijolo a vista e do ladrilho hidráulico no piso com o tom vinho fechado da marcenaria da bancada. Sempre escolha tons que façam sentido na sua decoração geral!

Se você ainda estava achando tudo muito careta, veja essa divertidíssima cozinha assinada pelo Zoom Urbanismo. Não só apostaram em cores na marcenaria como brincaram fazendo os armários parecerem um queijo. Ficou demais, não é?

Para fechar, mais um projeto muito bonito de Ruslan Kovalchuk! Perceba como a cor não "grita" mas continua sendo protagonista! A marcenaria da mesma cor do estofado da banqueta é um sonho!

E ai, o que achou das dicas? Viu como podemos colorir a cozinha sem cairmos no exagero?

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver