Topo

Ana Aoun

Botas: sete tipos que são tendência e vão dominar o inverno 2018

Ana Aoun

16/04/2018 05h00

Nesta temporada outono-inverno, botas serão onipresentes e trarão as tendências para o nosso dia a dia em materiais variados (como verniz, lurex e veludo), além de modelos e saltos diferenciados.

Ah, mas você é do time das que tem canela grossa (ou fina) e tem dificuldade para usar botas? Siga estas dicas:

  • Se tiver canelas grossas, opte pela opção monocromática de saia/vestido, meia-calça e bota. Se for em preto, o efeito é ainda melhor;
  • Modelos de bico fino ajudam a alongar e afinar a silhueta;
  • Quanto mais curto o cano, menor será o efeito de cortar a silhueta;
  • Se a questão for canelas finas, as botas com elastano são ótimas;
  • Evite as com boca muito larga, que apontam desequilíbrio visual.

Pronta para ver os modelos que estão em alta?

1. Colorida

Preto, marrom e caramelo ficaram no passado. A hora é de abusar das cores nos pés e aproveitar a moda para colorir pontualmente os looks. Branco e vermelho vão liderar as vitrines, mas verde, azul e pink também entrarão nessa onda. No comprimento, as de cano curto serão maioria.

2. Country

Ela aparece reestilizada, mas o bico e o salto dão o tom western de sempre. Pode trazer detalhes em couro e metalizados. Nesta estação, aparecerá também com o cano mais curto e em vinil.

3. Over the knee

O nome em inglês já diz tudo: acima do joelho. Apropriada para usar com vestidos, shorts e saias de comprimentos mais curtos, pode ter efeito alongador em um look monocromático. Mas, se a ideia é aparecer, por que não usar um par colorido e atrair todas as atenções para as pernas?

4. Bota-meia

Modelo que promete mais uma vez ser a sensação do outono-inverno. Dá ótimo acabamento por baixo de calças com a barra encurtada, além de alongar a silhueta com saias e vestidos. No geral, as botas estão mais afuniladas na canela, mas esta é realmente a mais justa. Se a sua canela for mais grossa, talvez não seja a melhor opção.

5. Coturno

Vai inverno, volta inverno, é uma opção curinga para se ter no armário. Faz par perfeito com peças jeans, montando looks descolados — mas nada impede de usá-lo com vestidos mais fluidos, imprimindo personalidade ao visual.

6. Tratorada

Os solados tratorados dão toque mais pesado à composição. Para equilibrar o visual, misture com peças mais delicadas — você estará também montando um look pra lá de moderno.

7. Slouch boots

São as botas com o cano molengo, enrugado, e que estão pipocando nos editorais de moda e em algumas vitrines. Celebridades como a Bruna Marquezine já aderiram. Referência dos anos 80, elas criam volume na região da canela, o que requer cautela ao usar. Mas, se bem coordenadas, trazem muito estilo ao look.

Você tem um modelo preferido?

Para mais dicas de estilo do dia a dia acesse o meu Instagram.

Até a próxima semana!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun