Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


"Malhei por 15 anos, mas só perdi 30 kg e defini corpo quando fiz dieta"

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Thamires Andrade

Colaboração para o VivaBem

15/08/2019 04h00

Elias Araújo sempre gostou de treinar, mas nunca se preocupou em comer bem e chegou aos 123 kg. Quando percebeu que o excesso de peso prejudicava sua saúde, ele ajustou o cardápio e virou exemplo para a família. A seguir, Elias conta como emagreceu:

"Comecei a fazer musculação na adolescência, mas sempre fui relaxado com minha alimentação. Até os 22 anos, comia de tudo e não engordava. Foi quando meu metabolismo começou a desacelerar, mesmo praticando regularmente atividade física.

Elias 2 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Naquela época, não conhecia muito sobre 'alimentação fitness'. Não lia nada a respeito. Costumava manter a rotina de treinos e usar suplementos, mas nunca tive uma dieta regrada. Durante a semana, até tentava me alimentar, mas no sábado e no domingo bebia e comia bastante. Então, nunca saia do lugar.

Depois de casar, relaxei ainda mais com essa questão do peso. Comecei a beber cerveja durante a semana e comer besteiras. Cheguei aos 123 kg. Meu colesterol estava alto e eu roncava muito, ao ponto de minha mulher começar a reclamar. Fora que não me sentia bem com meu físico. Tudo isso fez com que tomasse a decisão de mudar de vida.

Trabalho como cinegrafista em uma feira fitness e conheci lá um treinador, que passou a orientar meus treinos e me incentivou a melhorar a alimentação. Isso fez toda a diferença na minha mudança.

Achava que para emagrecer precisava de uma dieta restrita, mas descobri que o que realmente importa é a rotina e constância. Prova disso e que hoje tenho até duas refeições livres por semana e não engordo

Optei por parar de beber e em um ano emagreci 30 kg. O prazer de ver os resultados e o físico mudando é maravilhoso. Muitas pessoas olham um corpo musculoso e já julgam, imaginam que é droga. Não sabem o quanto é preciso se dedicar para manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios. Por que não existe milagre ou remédio capaz de transformar alguém.

Elias 3 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Só consegui definir o corpo porque aceitei mudar a minha vida e me organizar. Antes, sempre acabava caindo nas tentações por chegar em casa e não saber o que ia jantar. Hoje, já deixo coisas fáceis e alimentos básicos prontos para evitar isso. Quando você cria um hábito, as coisas ficam mais simples.

Há 15 anos faço musculação, mas foi só agora que vi mudanças no meu corpo. Sempre gostei muito da atividade e durante muito tempo ouvi do pessoal da academia que 90% do seu corpo é o que você come. Eu não acreditava. Demorei mais de 10 anos para aprender isso, pois antes ia treinar e queria um milagre.

Mesmo após alcançar minha minha meta de estar bem resolvido com meu corpo, mantive o foco no treino e na dieta, pois ainda quero ficar um pouco mais definido.

O emagrecimento foi uma das melhores coisas para mim. Eu me sinto ativo e tenho grande autoestima, quero sempre me arrumar e estar bem. Fora que sou exemplo para meu filho e minha família. Não por uma questão estética, e sim por seguir uma alimentação saudável e estar bem comigo mesmo.

Acho que as pessoas têm de se sentir bem, independentemente do corpo que possuem. Como eu não me sentia bem acima do peso, fui atrás de mudar e emagreci.