Topo

Paola Machado

Medidas simples para você melhorar a sua postura e evitar dores no corpo

Paola Machado

26/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Já dizia sua vó: "Menina, arruma essa postura! Peito pra frente e barriga pra trás". Como toda sabedoria de vó, ela tem lá seu fundamento.

A postura afeta diretamente seu visual e até atrapalhar que os resultados da dieta e dos exercícios apareçam. Uma má postura pode ser a causa da barriguinha saliente, do aspecto introvertido e de dores.

A fraqueza e desequilíbrio entre os grupos musculares anteriores e posteriores do tronco estão entre as principais causas de tantos problemas. Além de tudo, a hiperlordose lombar, mais conhecida como aquela famosa postura de bumbum empinado, também projeta o abdômen anteriormente e passa a impressão de barriguinha saliente mesmo em pessoas magras.

Exercícios que melhoram a postura

Antes de qualquer correção, é importante fazer uma avaliação postural com um especialista, uma vez que estamos falando de algo muito individual. Diversas técnicas podem ser usadas para melhorar a postura, entre as mais conhecidas temos o famoso RPG (reeducação postural global) e o pilates, que reestruturam a musculatura e focam no fortalecimento dos músculos do tronco e no correto posicionamento do corpo.

Outra opção são as aulas de alongamentos que têm como objetivo a reorganização postural. Elas contam com exercícios de flexibilidade, força, sustentação e relaxamento, feitos em equipamentos que auxiliam na execução dos movimentos.

Essa atividade é ideal para quem sente dores causadas pela má postura e desequilíbrio muscular, e proporciona benefícios como o alívio de incômodos na região das costas, melhora da consciência corporal, auxílio para o aumento da qualidade da respiração, redução de riscos de lesões, aumento de respostas neuromusculares, melhora da qualidade do sono, auxílio na reabilitação de problemas estruturais e ativação da circulação sanguínea.

Medidas simples no dia a dia que podem ajudar

Além dos exercícios, adotar algumas estratégias simples no seu dia a dia contribuem para melhorar a postura e criar hábitos mais saudáveis.

  • Olhe-se no espelho de corpo inteiro e observe seu corpo. Um ombro mais arqueado para a frente ou um bumbum mais empinado, por exemplo, são erros que devemos corrigir. Você mesmo é capaz de observar o posicionamento do seu corpo e mudá-lo.
  • Alongue-se ao acordar e durante as pausas no trabalho, principalmente, se você passa o tempo inteiro sentado. Assim, você alivia a tensão e relaxa o corpo.
  • Ao sentar, procure manter as costas no encosto da cadeira e os pés em um suporte nos pés, a fim de manter os joelhos em um ângulo de 90º.
  • Em alguns momentos, desencoste da cadeira e mantenha a coluna alinhada. É uma postura difícil de manter, pois exige o trabalho de músculos do abdômen e das costas. Mas é uma forma bastante simples de começar a fortalecer a sua musculatura.

Uma boa postura não só trará benefícios como uma barriga mais chapada –se você malhar e se alimentar bem, claro — como também manterá você afastado de lombalgias, isso é, as famosas dores nas costas.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.