Topo

"Comunidade e favela é tudo a mesma porcaria", desabafa Faustão

Faustão e a família do ator Ícaro Silva - Reprodução
Faustão e a família do ator Ícaro Silva Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

23/07/2017 21h46

Faustão se exaltou, neste domingo (23), com a realidade de parte da população brasileira durante o "Arquivo Confidencial" de Ícaro Silva no "Domingão". A atração mostrou como foi a infância do ator, que venceu o quadro "Shows dos Famosos". Ele teve uma infância difícil em uma favela de Diadema, na Grande São Paulo. Quando tinha 5 anos, sua casa desabou. Três anos depois, sua mãe levou um tiro enquanto dormia.

Ao rever suas imagens em uma matéria do "Fantástico", em que mostrava o local que morava e desabou, Ícaro se emocionou. Ele os parentes tiveram de se mudar para um abrigo provisório da prefeitura. "Olho para esse menino e fico pensando quantas crianças não tiveram a sorte dele. A gente pensa em pobreza no Brasil, fala de gente pobre, mas não visualiza, não entende. A gente às vezes vê uma glamourização da favela", disse ele, no que foi interrompido pelo apresentador.

"Aí começa a hipocrisia: 'vamos chamar de comunidade'. Comunidade e favela é tudo a mesma 'mercadoria', tem é que mudar a realidade. Aí muda o nome, estou falando porque fui repórter. Cansei de entrar em favela e sei como é a realidade. Aqui no Brasil é 'vamos chamar de comunidade'", desabafou o apresentador. "Comunidade e favela é tudo a mesma porcaria, tem que mudar essas pessoas de lugar. A grande maioria é de gente honesta. Se você vai numa agência de banco na favela, 99% é de gente correta. 1% é que não presta, como em todo o mundo."

O ator Ícaro Silva, que se emocionou no "Domingão do Faustão" - Reprodução - Reprodução
O ator Ícaro Silva, que se emocionou no "Domingão do Faustão"
Imagem: Reprodução

Tiro na mãe

Jô Silva, mãe de Ícaro, surpreendeu até o filho ao relembrar a história durante o programa. "Eu estava dormindo, escutei um estampido, e no momento que você leva tiro, não sente dor. Acordei toda banhada de sangue. O Ícaro que pulou o portão, fez a correria. Não sei como ele não ficou com trauma. Ele pedia para os policiais não procurarem quem fez, mas salvassem a mãe dele, que ele só tinha aquela", lembrou ela.

"Ele me acalmava. Dizia: 'mamãe, tenha fé em Deus que a gente vai vencer, e um dia. Você vai ver. Eu vou te ajudar muito. Vou te dar uma casa'", recordou, deixando o ator quase sem palavras. "Não esperava dividir essa história nunca. Não acho que a gente tem que perpetuar histórias de violência."

A vida de Ícaro mexeu com Faustão. "Vocês deram um exemplo para um país cheio de corrupção e sacanagem: um exemplo de que fraternidade, solidariedade, amizade para valer é isso. E mostram que quem tem dignidade consegue enfrentar tudo, seja tiro, casa destruída, porque encontra pessoas para ajudar", disse o apresentador ao fim do quadro.

"Infelizmente é a realidade desse país, que um dia vai mudar e oferecer educação, estrutura para todo mundo. Quem trabalha aqui, paga imposto aqui, tem que lutar para melhorar a situação para todo mundo, não para meia dúzia de ladrões", concluiu.