Topo

Tie-dye está de cara nova: como usar a estampa de maneira elegante

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

27/11/2018 04h00

Muito além de peças simples de algodão, com referências no movimento hippie da década de 60 ou dos surfistas dos anos 90, o tie-dye reaparece mais sofisticado nesta temporada. Nada de blusões ou batas de praia: nas passarelas da Chanel, Michael Kors e Roberto Cavalli, a estampa "psicodélica" surgiu com camisas de seda, saias esvoaçantes e até no jeans.

Esta técnica de tingimento artesanal foi repaginada em looks mais elegantes e sofisticados, deixando de lado aquelas cores vibrantes estilo arco-íris.

Veja também

"É um tie-dye que saiu dos festivais e veio para o dia a dia, para os looks de trabalho, viagem, passeio no final de semana. Agora há versões de duas cores ou só em tons pastel", conta a stylist Marcia Jorge.

A forma de combinar as peças também mudou: a ideia é mesclar a estampa com roupas lisas, para não poluir o visual. Já no caso de macacões ou vestidos, é possível brincar com acessórios coloridos e despojados, aderindo ao estilo boho chique.

Tie-dye no trabalho

No ambiente corporativo, a estampa pode ser usada para destacar uma das peças. Isso vale tanto para calças tie-dye, combinadas com blusa branca ou preta, quanto para camisas "manchadas", que ficam bem com bermudas, calças ou saias de alfaiataria moderna. 

"Nas roupas, os tons pastel rendem várias composições modernas para o trabalho, mesmo depois do verão. Se quiser aderir às peças tie-dye, sugiro tonalidades mais neutras, já que, embora seja uma tendência, dependendo da opção pode ser muito marcante", recomenda a designer de moda Beka Lopes.

Visual descontraído

Para os momentos de lazer, o tie-dye aparece incorporado a produções despreocupadas, com jeans, saias, shorts ou calças esportivas. São produções ideais para a casual Friday, como uma vibe descontraída do look de negócios, e para relaxar no final de semana -- as peças soltinhas, com a cara do verão, deixam o visual bem confortável.

"Os fashionistas amaram a volta do tie-dye e já começam explorar os looks com produções bem despojadas. Ainda mais agora, que a tendência veio com uma pegada diferenciada mais sofisticada e elegante, com cores mais sóbrias", afirma a designer e empresária de moda Kênia Navarro.

Vestidos extravagantes 

Com o tie-dye repaginado, vestidos de modelagem simples se transformam em peças marcantes. As nuances da estampa dão aquele up em peças casuais e de festa, trazendo um toque fashionista na medida certa.

Na hora de escolher o vestido, deixe o modismo de lado e priorize a peça ou acessório que combine com sua personalidade e estilo de vida. "Minha dica é que você aposte na peça que gostar, que não necessariamente precisa ser uma blusa ou camisa, vale um jeans tie-dye, um vestido, uma bolsa, até um tênis", completa a stylist Marcia Jorge.