Topo

Taise Spolti

Para comer quente ou fria: Salada de Cevadinha ao Molho Pesto

Taise Spolti

15/04/2018 04h10

Crédito: iStock

Cevadinha é um grão bem saboroso, mas um pouco esquecido. É fácil de achar nos mercados, sempre está acompanhando os feijões e arroz e algumas pessoas nunca experimentaram por não conhecerem o sabor.

A cevadinha vai bem tanto em pratos quentes quanto em pratos frios. E hoje quero passar uma opção que é fácil e, sim, pode ser consumida fria ou morna.

A ideia é usar o pesto, mas você pode consumir a cevadinha com muitos outros molhos, refogada com legumes e até com fruta picada, como a maçã, dando criatividade e sabores diferentes para acompanhar várias refeições.

Ingredientes:

  • 200g cevadinha;
  • 1 dente de alho;
  • sal e pimenta a gosto;
  • Para o molho pesto você pode usar a receita de pesto que eu já ensinei aqui com espinafre ou:
  • 5 col. Sopa de azeite de oliva;
  • 50g de parmesão ralado;
  • 40g nozes;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • 1 buquê de manjericão fresco;

Preparo:

Deixe o grão da cevada de molho por seis horas, escorra essa água e coloque o grão em uma panela de pressão com o alho (deixe-o inteiro apenas para conferir sabor), o sal e a pimenta e o dobro de água, ferva por 25 minutos após a pressão pegar.

Enquanto isso, prepare o pesto, colocando todos os ingredientes no liquidificador e processando-os até formar o molho, ainda com as nozes trituradas.

Quando a cevadinha estiver pronta, escorra essa água do cozimento e ainda quente jogue o pesto.

Gostou? Me manda foto lá no Instagram.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.