Topo

Com plástico filme, truque para espremer cravos viraliza; será que pode?

Fei Yang besuntou e "plastificou" o rosto antes de espremer a pele; médico comenta - Reprodução/Youtube
Fei Yang besuntou e "plastificou" o rosto antes de espremer a pele; médico comenta Imagem: Reprodução/Youtube

Denise de Almeida

Da Universa

26/03/2018 08h28

Já imaginou cobrir parte do rosto com plástico filme para se livrar de cravos? A coreana Fei Yang, youtuber de beleza, mostrou em seu canal um truque que ela usa e promete ser a salvação contra os temidos pontinhos pretos.

O vídeo, que já tem 15 mil visualizações, parece um pouco assustador: Fei besunta a área afetada com vaselina e cobre com camadas de filme plástico para cozinha. Ela vai dormir desse jeito e, no dia seguinte, garante que os cravos ficam muito mais fáceis para espremer.

Veja também

Mas será que esse método caseiro é seguro para sua pele? Para o dermatologista Caio Lamunier, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e do Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior problema do tutorial da coreana é espremer os cravos com as mãos.

"A parte mais suja do nosso organismo está nas unhas. É onde tem mais bactérias e contaminação. Por mais que lave as mãos e passe álcool, não é o suficiente para deixar a unha 100% limpa", explica o médico.

Ele alerta que, ao espremer cravos e espinhas, você pode levar bactérias a uma camada mais profunda da pele e correr o risco de infecção, além de deixar cicatrizes na pele. Lamunier nota que a própria coreana tem uma pele muito marcada por ter espremido espinhas. "Pode reparar. Já é uma anti-propaganda para o próprio método dela", opina.

A forma mais eficaz para reduzir os indesejáveis cravos é diminuir a oleosidade da pele, orienta o médico, mas o resultado não aparece do dia pra noite.

"É um processo lento. Você vai passando cremes e sabonetes de controle de oleosidade que, com o tempo, vão regular esta oleosidade e os cravos vão diminuir de tamanho e sumir. Isso demora meses. O problema e que as pessoas querem é tirar o cravo para a festa de amanhã", diz.