Topo

Blog da Sophie Deram

Viva a comida caseira! Veja 10 dicas para cozinhar mesmo sem tempo

Sophie Deram

16/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Cozinhar ou terceirizar a alimentação? Eis o dilema que boa parte das pessoas que moram em grandes cidades enfrentam diariamente. Quem trabalha fora geralmente acaba almoçando em restaurantes. E à noite, nem todo mundo tem pique para enfrentar o fogão.

Os aplicativos para pedir comida acabam sendo a solução mais rápida: é tocar a tela e esperar o jantar chegar.

Mas você sabia que comer comida caseira é uma das formas mais eficientes de se prevenir a obesidade e manter um peso saudável?

Pois é, muito mais eficaz do que dietas malucas, produtos fitness ou outras soluções milagrosas que a indústria do emagrecimento não cansa de nos oferecer.

Eu sei que o tempo é escasso. E também tenho uma agenda complicada! Mas tenho algumas técnicas simples que me ajudam a comer mais em casa.

E se a sua desculpa é: "não sei nem fritar ovo", já aviso: não é preciso ser um MasterChef para fazer comidinhas gostosas e cheias de afeto. Que tal tentar? Veja 10 dicas, prepare o avental e bora para a cozinha!

  1. Ajuste suas expectativas

Se você não sabe cozinhar, comece com pratos simples. Se não tem tempo, cozinhe um dia sim, um dia não, ou somente no fim de semana. O importante é começar!

  1. Inspire-se

A internet está recheada de receitas simples e práticas. Comece pelos pratos que mais gosta, digite no Google e, voilá: terá várias opções. Pesquisar receitas é um ótimo pontapé inicial!

  1. Foque nos alimentos mais naturais

Procure diversificar os pratos, usando diferentes tipos de arroz, feijão, massas, carne, frango, peixe, queijos, legumes e folhas. É muito gostoso conhecer sabores novos! E o Brasil é rico em variedade. Aproveite!

  1. Mas não precisa ser tão radical!

Quanto menos processada for a comida, melhor. Mas se você não tem tempo de picar legumes, por exemplo, compre já picado ou mesmo congelado. Se precisar usar um grão-de-bico ou atum enlatado, tudo bem! Claro que o alimento in natura é melhor, mas se não tiver à mão, é melhor cozinhar com o que tem em casa do que simplesmente não cozinhar.

  1. Tenha utensílios básicos

Você não precisa de um mega kit de cozinha para fazer pratos simples. Mas é importante ter o básico, senão a tarefa fica mais difícil. Invista em uma boa faca, um ralador de legumes e uma frigideira antiaderente. Ela é ótima para refogar alimentos usando pouca gordura!

  1. Faça um cardápio e uma lista de compras

Use o fim de semana para isso: coloque no papel os pratos que você já sabe fazer ou gostaria de fazer. Essa tarefa poderá tomar alguns minutos, mas vai aliviar muito o dia a dia! Porque é a partir desse planejamento  que você vai fazer a lista de compras. Então, quando estiver morrendo de fome, não vai sofrer pensando no que cozinhar, porque já terá o cardápio tudo planejado!

  1. Fácil acesso à comida fresca!

Outra coisa que vale a pena fazer de uma só vez é lavar, cortar e descascar legumes e frutas, deixando tudo pronto na geladeira e fácil de usar. Você também pode picar ervas em potinhos com uma tesoura (é rapidinho) para dar sabor aos seus pratos sem ter que usar temperos prontos! Isso tudo torna o ato de cozinhar mais prático e gostoso.

  1. Freezer amigo

Essa é uma das táticas mais úteis para quem não tem tempo: usar o freezer como aliado. Como? Cozinhando a mais e armazenando para os dias que você tem menos tempo. Arroz, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, diversos tipos de carne e frango. Você também pode guardar sem temperar: quando tirar do freezer, dá uma nova "cara" para o prato usando um molho diferente, temperando com outro tipo de erva, ou especiarias, etc.

  1. Criatividade com as sobras

Sobrou arroz e não quer congelar? No dia seguinte, faça um arroz de forno! O macarrão pode virar uma salada fria, o feijão: tutu… O frango assado do domingo, desfiado, pode rechear uma torta ou uma panqueca. Enfim, invente! Sobra é uma mão na roda quando não temos tempo!

  1. Não deixe a louça pra depois

Criar o hábito de lavar na hora vai te motivar a ir mais para a cozinha, porque nada mais triste do que tentar preparar a próxima refeição com a pia cheia de louça.

Vale muito a pena valorizar esses passos na cozinha. Lembre no quanto o hábito de cozinhar pode ser útil para a sua saúde! A vida é feita de prioridades. E o tempo é a gente que faz.

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.