Topo

Paola Machado

Conheça estratégias para potencializar seu metabolismo

Paola Machado

07/08/2018 04h00

Crédito: iStock

O metabolismo envolve todas as reações químicas das biomoléculas do organismo, englobando a síntese (anabolismo) e a degradação/fracionamento (catabolismo).

Quando se fala de metabolismo, muita gente já tem arrepios e diz: "O meu é muito lento, por isso não emagreço". Obviamente, fazer exercícios e, principalmente, manter uma boa dieta é mais importante para perder peso do que aumentar o metabolismo. Mas, com algumas dicas comprovadas pela ciência, é possível potencializar seu metabolismo e resultados.

Beba água

Como tudo na vida, muita água pode causar hiponatremia, já uma ingestão baixa de água pode causar a desidratação. Por isto digo: o segredo do sucesso é sempre equilibrar. Para alguns pode parecer praxe, para outros controvérsia, mas é necessário consumir água o suficiente para suas necessidades, e eu não vou dizer qual a medida exata, pois depende de diversos fatores (peso, altura, idade, gênero, nível de atividade física, quantas horas se exercita, a taxa de sudorese e afins) que devem ser calculados pela sua nutricionista.

O que eu quero que saiba é que a água (consumida na quantidade correta) é parte essencial do metabolismo e da sua dieta alimentar. Pesquisadores alemães descobriram que beber água, de acordo com as necessidades diárias, aumenta a taxa metabólica em 30%! O melhor de tudo isto é que as análises mostram que os efeitos são rápidos e duradouros (o aumento do metabolismo aumentou em um tempo de cerca de 10 minutos e durou 40 minutos). Eles calcularam que para uma ingestão de 1,5 litros de água por dia, pode queimar 17.400 calorias extras no ano.

E sumo de toranja

Uma medida de 100 ml do sumo de toranja, ou grapefruit, como você preferir chamar, tem cerca de 40 calorias, 9.36 gramas de carboidratos, 0.54 gramas de proteínas e 0.1 gramas de lipídeos.

Estudos mostram que, para uma refeição com um alto teor de gordura, o consumo do sumo de toranja faz com que haja um menor aumento do peso quando comparado a pessoas que beberam água. Pesquisadores da UC Berkeley fizeram um estudo com ratos que ingeriam o suco de toranja e alimentos gordurosos, tendo um aumento de 18,4% menor que animais que consumiam água.

Vale lembrar que o estudo foi realizado com ratos e em uma dieta de alto teor de gordura, portanto precisamos de maiores evidência em situações práticas.

Aproveite o friozinho para se exercitar

Sempre acreditei na teoria de que não existe o #projetoverão. O projeto não para e deve estar ativo o ano todo. Conheço muita gente que aproveita este friozinho para usar como desculpa para comer mais e não ir na academia por conta da preguiça. Saiba você que, diferente do que imagina, a exposição ao frio pode aumentar o seu metabolismo em 8% a 80%, dependendo da duração, idade e IMC.

Um estudo realizado em 2014 constatou que 15 minutos de exercícios no frio podem ser equivalentes, metaforicamente, a uma hora de exercício em temperatura normal. Uma outra pesquisa mostrou que as regiões mais quentes da Espanha são as mais propensas a ter pessoas obesas. Pode ser coincidência, mas parece ser ciência humana.

Aproveite o inverno para treinar muito e chegar no verão com o corpo que deseja.

Invista em exercícios que aumentam sua massa/volume muscular

Mesmo em repouso, quanto maior sua quantidade de massa muscular, mais calorias você queima. Há várias discussões de quantos quilos de músculos queimam tantas calorias. Alguns dizem que cerca de 500 gramas de músculos queimam 50 calorias a mais por dia. Enfim, dentre tantos questionamentos, foque no aumento de composição de massa magra, pois isso acelerará seu metabolismo.

Dê estímulos para seu corpo

Lembre-se que nosso organismo é fisiologicamente preguiçoso e sempre busca gastar o mínimo de energia possível para realizar uma tarefa. Se você fizer o mesmo treino sempre, seu corpo "aprende" a melhor forma de poupar energia na atividade. Por este motivo, são necessários novos estímulos. Não adianta nada manter um mesmo treino durante meses ou ter a mesma dieta. Seu organismo precisa de "sustos" e estímulos sempre que possível para não se adaptar aos exercícios e alimentação e ter uma resposta eficiente.

Aproveite o solzinho

Este tópico parece contraditório com o do frio ou mesmo as recomendações dermatológicas. Quando falo para se expor ao sol, não significa ficar que nem uma lagartixa esperando ficar com o bronzeado do pecado. No frio ou calor, você deve expor seus braços e pernas todos os dias ao sol por cerca de 20 minutos. Diferente das recomendações dermatológicas, que levantam questionamentos, esta exposição precisa ser no horário não recomendado (das 10h da manhã às 16h da tarde) e sem proteção solar, pois os protetores impedem que os raios UV penetrem na sua pele e auxiliem na produção de vitamina D. Enfatizo que esta exposição é durante 20 minutos e, somente, de braços e pernas (o que já é suficiente para a produção de nossa querida vitamina).

Pesquisadores descobriram que a exposição moderada a estes raios UV com ação do óxido nítrico retarda o desenvolvimento da obesidade e diabetes tipo 2. Os cientistas também descobriram que ratos superalimentados expostos à luz UV diminuiram o ganho de peso e sinais de diabetes.

Melhore seu humor

Pessoas mal humoradas podem não se sociabilizar, desenvolver diversas doenças e ganhar alguns quilinhos. Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt descobriram que dar risadas aumenta de 10% a 20% a energia gasta no organismo e a frequência cardíaca, mostrando que de 10 a 15 minutos de risos pode queimar até 40 calorias a mais.

Invista em alimentos orgânicos

Pesquisadores canadenses descobriram que alimentos com alto teor de pesticidas eram capazes de reduzir o metabolismo e contribuir com alguns quilos.

Estas são dicas baseadas na literatura que mostram estratégias simples que você pode adotar para viver com mais saúde, feliz e, por fim, acelerar o metabolismo. Sempre procure uma equipe multiprofissional (médico, nutricionista, educador físico etc.) para obter uma prescrição individual e resultado almejado.

REFERÊNCIAS:
– Tópico água: Efeito termogênico da água
– Tópico toranja/grapefruit: Toranja e dieta com alto teor de gordura
– Tópico frio e exercício: Temperatura ambiental e metabolismo/Irisina
– Tópico sol: Raios UV e obesidade
– Tópico humor: Risada e metabolismo
– Tópico orgânicos: Alimentos orgânicos/Pesticidas

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.