Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dezembro Laranja: veja 5 mitos e verdades sobre o câncer de pele

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

06/12/2017 12h17

Neste mês é celebrada a campanha Dezembro Laranja, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta incidência do câncer de pele.

Veja também:

Poucos sabem, mas esse tipo de câncer é o mais comum no Brasil, atingindo 175 mil pessoas a cada ano e correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Contudo, embora seja um problema de saúde sério, o câncer de pele pode ser prevenido com algumas medidas simples. A seguir, tire suas dúvidas sobre o tema.


1. Protetor solar é só no verão

Mito. Ao contrário do que muita gente pensa, estações mais frias como outono e inverno também oferecem riscos de câncer de pele. Durante essa época do ano, os raios ultravioletas podem ser tão fortes e prejudiciais quanto no verão.

2. Toda pinta é câncer

Mito. As pintas que merecem atenção são aquelas com pigmentação irregular, bordas assimétricas, e mudam de característica com o tempo, como aumento de tamanho, espessura ou cor.

3. Ferida que não cicatriza pode ser um sinal de alerta

Verdade. Machucados que demoram para cicatrizar, têm sangramento constante, são salientes e com forma irregular devem ser observados com atenção, pois indicam o início de um câncer.

4. Só pessoas de pele clara correm risco

Mito. Qualquer um pode ter câncer de pele. No entanto, pessoas com pele clara têm menos proteção contra as radiações UV, devido à menor concentração de melanina. Mas a regra vale para todos: use filtro solar todos os dias.

5. Queimadura pode se tornar um tumor de pele

Verdade. É raro, mas pode acontecer, principalmente quando deixa grandes cicatrizes. Por isso, é importante realizar o autoexame frequentemente para observar mudanças na pele da cicatriz.

Fonte: Robson Moura, presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Cancerologia).

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy