Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Quanto mais rápido você caminha, mais longa será sua vida

Caminhar em ritmo acelerado aumenta expectativa de vida  - iStock
Caminhar em ritmo acelerado aumenta expectativa de vida Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

04/06/2018 17h07

Se você é do grupo que sempre anda rápido e correndo, saiba que, provavelmente, terá uma vida longa. Pelo menos é o que sugere um novo estudo publicado em conjunto pelas Universidades de Sydney (Austrália), Limerick (Irlanda) e Cambridge (Edimburgo).

Os cientistas investigaram as ligações entre o ritmo de caminhar e os riscos de mortalidade. A equipe analisou 11 pesquisas de base populacional realizadas no Reino Unido entre 1998 e 2008, reunindo dados sobre 50.225 voluntários.

De acordo com os pesquisadores, existe uma diferença entre os ritmos de caminhar. "Um ritmo acelerado é geralmente de 5 a 7 quilômetros por hora, mas depende dos níveis de aptidão de cada indivíduo. Um indicador alternativo é caminhar em um ritmo que o deixa sem fôlego”, diz Emmanuel Stamatakis, um dos autores do estudo.

Veja também:

Para entender como a velocidade de caminhada está relacionada ao risco de mortalidade, esses dados foram vinculados a registros de mortalidade. A equipe ajustou a análise para levar em conta possíveis fatores de influência, como idade, sexo, índice de massa corporal (IMC) e hábitos gerais de atividade física.

A análise da equipe revelou que, embora um ritmo de caminhada "médio" estivesse associado a um risco 20% menor de mortalidade em diversas doenças, caminhar em um ritmo "rápido" diminuía a chance de morte em até 24%. Os pesquisadores também descobriram que caminhar em ritmo acelerado está associado a maiores habilidades cognitivas e bem-estar psicológico.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | YouTube