Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Topa encarar um desafio de um mês e mudar seu corpo para o verão?

Marcio Atalla

29/11/2018 04h00

Crédito: iStock

Já estamos quase no mês mais esperado do ano: dezembro. O início da época de festas, férias, calor, praia, sunga, biquíni… Opa! Aí, você olha para a barriga e lembra que seu shape não está lá como gostaria. E corre atrás de soluções rápidas e milagrosas.

Uma dieta de 15 dias que promete secar, um programa de atividades físicas revolucionário, um remedinho que vai só dar uma ajudinha… Enfim, medidas desesperadas de quem passou o ano sem se importar em manter a boa forma e a saúde.

A dieta restritiva pode até secar, sim. Mas será um choque para seu corpo. Vai mexer com o metabolismo, vai ser difícil de suportar durante muito tempo… E depois vem o efeito rebote, que é péssimo, você tende a ganhar tudo e mais um pouco do que perdeu. Pesquisas revelaram que o efeito sanfona é muito prejudicial ao corpo. É muito pior para o corpo ficar passando por esse processo de emagrecer e engordar do que estar sempre levemente acima do peso. Aliás, é muito melhor estar um pouco mais pesado e ter sido uma pessoa ativa o ano inteiro do que ser magro e sedentário. O problema é que as pessoas se incomodam com aquela gordurinha aqui e ali. Essa busca pela forma perfeita pode ser uma armadilha para a saúde. Importante é ser saudável e estar bem consigo mesmo.

Mas se não é bom encarar uma dieta restritiva para entrar em forma, o jeito é encarar um treino daqueles puxados, que prometem detonar mil calorias por aula, certo? Errado! Programas de atividade física milagrosos podem machucar, provocar lesões e o pior, não ser prazerosos. Aí, você acaba criando uma resistência, acha que treinar não é legal e deixa de incorporar o exercício na sua vida de maneira definitiva. Remedinhos, então? Bem, acho que não preciso nem comentar sobre isso…

Então, agora vai meu desafio para você que quer dar um up nesse fim de ano, se sentir mais saudável, mais bonito, mais fit. A partir de hoje, dia 29 de novembro, até dia 29 de dezembro, você vai trocar todos os elevadores e escadas rolantes por escadas convencionais, vai caminhar sempre que for possível, em vez de pegar carro, ônibus, carona. No trabalho, vai levantar a cada hora da cadeira e ficar de pé por 5 a 10 minutos. E no fim de semana ou em sua folga, vai fazer caminhadas com um pouco mais de vigor, por pelo menos 20 minutos.

Eu desafio você a fazer isso de verdade e me contar daqui um mês se funcionou ou não! Quero saber o que aconteceu com sua saúde, seu humor, sua vida!! Mas não vale fingir que fez… Tem que abraçar a ideia. Pensar em todos os movimentos que for fazer, usar o telefone como lembrete para não esquecer de ficar em pé, de usar a escada. Topa? Convide os colegas de trabalho, a família, os amigos para encarar junto com você essa jornada.

Espero ouvir notícias suas em breve! Ah, continue se alimentando da mesma forma. Não coma nem mais, nem menos. Não faça dieta, nada! O que você vai mudar por agora na sua vida é apenas o que eu te desafiei, ok?

No vídeo de hoje do canal BemStar vou falar ainda mais sobre como se livrar do sedentarismo. Não perca!

Até!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla