Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Esporte é importante não só para o corpo do adolescente: entenda benefícios

Marcio Atalla

13/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Ser um adolescente fisicamente ativo não é apenas bom, é excelente, é fundamental, principalmente para a formação do adulto que está por vir. Nessa fase de construção da autoestima praticar atividade física, fazer algum esporte, transforma de maneira positiva a autoconfiança, o adolescente passa a acreditar mais em si e em sua capacidade de realizar coisas. E para os meninos, sobretudo, que buscam na força física uma forma de se afirmar.

Junto a isso, vem o poder de sociabilização que só o esporte (e quem já fez esporte na vida sabe disso) consegue fazer entre as pessoas, criando amigos, grupos, um network, também importante para a vida profissional, ligando pessoas com interesses comuns dentro e fora da atividade esportiva. Os valores e o próprio estilo de vida de grupos de adolescentes que fazem esporte ou atividade física é diferente e a distância para caminhos errados é maior, que para grupos com nenhum interesse esportivo.

Até aqui falei apenas de aspectos da saúde emocional. Nem cheguei a citar o aspecto mental, ligado a cognição, por exemplo. Na capacidade, já cientificamente comprovada, que a atividade física tem de multiplicar, ou seja, criar novos neurônios. E ainda, na melhora do foco, da capacidade de raciocínio, da capacidade de improvisar, de criar, de fazer táticas e recriar táticas quando as primeiras dão errado, de tomar decisões.

Como se não bastasse tudo isso, o exercício físico é excelente para o próprio… físico, o corpo, a saúde do adolescente. Um corpo forte, que se movimenta, que tem disposição e vigor, tem por dentro, órgãos funcionando a todo o vapor, exercendo suas atividades de forma impecável. Sim, claro… Na adolescência tudo é uma maravilha, hormônios a mil metabolismo a duzentos mil… Mas, essa fase passa, e o corpo começa a ser menos prioridade na guerra do dia a dia, por trabalho, carreira, dinheiro, etc. E por isso, se o adolescente já criou, além de músculos, o hábito de ter incorporado à sua rotina o exercício físico, será bem maior a probabilidade de mantê-lo na vida adulta, sem grandes "esforços".

Infelizmente, a taxa de sedentarismo e obesidade entre adolescentes e adultos, hoje em dia, só faz crescer. Por isso, é ainda mais primordial que essa geração de adolescentes de hoje tenha a consciência da importância de cuidar da saúde, sobretudo com atividade física regular. Não precisa muito, um pouco todos os dias, mas nada é mortal. Mortal mesmo, no sentido verdadeiro da palavra. Só não é tão mortal porque a medicina nos dá chance de sobreviver das formas mais variadas, até mesmo cruéis, às vezes, com nenhum prazer, nenhuma mobilidade, nenhuma interação com o mundo.

Então, os adolescentes têm que decidir hoje como vão querer passar esses anos de vida, lá na frente, com 80, 90 anos, em que estarão vivos sim, e que serão pura e simplesmente o resultado do que fizeram e construíram ao longo de suas vidas.

Até!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla