Topo

Saída de Rede

Alix Klineman estreia no Circuito Mundial de vôlei de praia visando Tóquio

Carolina Canossa

03/01/2018 14h48

Klineman está jogando ao lado da medalhista olímpica Ross (Foto: Divulgação/FIVB)

Jogadora do Dentil/Praia Clube até o meio do ano passado, a americana Alix Klineman aproveitou o início do ano para começar nova etapa em sua carreira. Ao lado da medalhista olímpica April Ross, a jogadora estreou Circuito Mundial de Vôlei de Praia nas preliminares da etapa de Haia (Holanda).

Na terça-feira (2), Klineman e Ross superaram as compatriotas Betsi Flint/Kelley Larsen (21-16 e 21-13) e Brittany Hochevar/Emily Day (15-21, 21-18 e 15-08) para superar a fase de disputas classificatórias entre duplas do mesmo país (country-cota) e assegurar um lugar no qualificatório geral da disputa. Já nesta quarta (3), a dupla se classificou para o torneio principal ao bater as holandesas Emi van Driel/Raisa Schoon (21-09 e 21-07) e as francesas Alexia Richard/Lézana Placette (21-15 e 21-11). As duas caíram no grupo D, o mesmo das brasileiras Ágatha e Duda.

Foi a primeira vez que as americanas atuaram juntas em um torneio oficial – antes, Klineman jogou o Circuito AVP nos Estados Unidos e foi eleita a "estreante do ano" ao conquistar uma medalha de prata (San Francisco) e uma de bronze (Hermosa Beach) jogando com Lane Carico.

Cinco motivos que explicam o bom momento do Dentil/Praia na Superliga

Gabi: "Vai ser difícil tirar o título do Praia"

Apesar de ainda dar os primeiros passos, a dupla sonha alto. "Vamos trabalhar para competir na Olimpíada de Tóquio. Estou honrada por ter a oportunidade de jogar com uma das melhores do nosso esporte e ansiosa para dividir essa jornada", comentou Alix. Ela diz estar ciente da dificuldade dos planos: "Estamos treinando duro todos os dias para aprender o máximo que pudermos. Há um longo caminho a percorrer, mas tem sido bom até agora".

Americana foi a maior pontuadora da Superliga na temporada 15/16 (Foto: Divulgação/Praia)

Prata em Londres 2012 e bronze no Rio 2016, Ross explicou o porquê escolheu atuar ao lado de Klineman, uma jogadora que possui pouca rodagem na praia. "Ela tem essa experiência do vôlei indoor, é uma pessoa disciplinada e competitiva. Nos treinos, a Alix é muito focada e intensa, entende a importância de estar ali e possui determinação para vencer. Depois de apenas uma temporada na praia, já conseguiu coisas muito boas e é mais rápida do que eu pensava, dada sua altura. Com a mudança, tem algo a provar e eu gosto da motivação dela", afirmou.

Falsa ponteira (não passava), Klineman esteve nas temporadas 2015/2016 e 2016/2017 da Superliga defendendo a camisa do Praia. Na primeira metade deste período, destacou-se pelo ataque, terminando como a maior pontuadora daquela edição do torneio com 455 pontos. Ela, porém, não conseguiu se manter no mesmo nível de atuações devido a duas lesões na mão direita.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede