Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (08.09), aos 96 anos, a rainha Elizabeth II, que comandou a monarquia britânica por 70 anos, no reinado mais longevo da história da Grã-Bretanha. Elizabeth ll assumiu o trono aos 25 anos em 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai, George 6º.

Com uma coleção de joias icônicas, três peças em particular causam admiração: a tiara Lovers Knot (Laços dos amantes), a tiara Queen’s Mary Fringe (As franjas de Rainha Maria) e a Coroa de Santo Eduardo. Abaixo, Bazaar conta as histórias das peças.

Lovers Knot

A diadema foi feita em 1914 pela rainha Mary com base em uma peça que sua mãe, a princesa Augusta de Hesse, possuía. A tiara tem 19 arcos cravejados de diamantes e adornados por 19 pérolas pendentes. Após seu falecimento, em 1953, o acessório foi herdado por Elizabeth II, que a usou muito nos anos seguintes. Em 1981, ela foi entregue à Diana como um presente de casamento. Lady Di a usava com frequência em eventos oficiais, mesmo sendo considerada pesada e incômoda. Com a morte de Diana, ela voltou a fazer parte do acervo da rainha, que em 2015 a emprestou para a Duquesa de Cambridge Kate Middleton para uma recepção diplomática no Palácio de Buckingham.

Queen’s Mary Fringe

Herança de rainha Adelaide, a peça ficou conhecida por ser a preferida de rainha Mary, que a reformou em 1893 – ano que se casou com George V.  O item possui 47 diamantes cravejados em uma estrutura em formato de franjas e pode ser usado como colar.  Em 1936, a rainha Mary deu a peça de presente de casamento para Elizabeth II.

Coroa de Santo Eduardo

O item faz parte da Joias da Coroa,  ao lado de cetros, coroas, orbes, espadas e anéis, sendo um dos itens mais antigos da monarquia Britânica.  Batizada em homenagem ao rei Eduardo, O Confessor, a peça é usada somente na cerimônia de coroação. A versão atual pesa 2,23 quilos e tem 30 centímetros de diâmetro. Ao todo são 444 pedras semipreciosas que a adornam, contando com 345 águas-marinhas, uma garnet, uma spinel e uma carbuncle. Em 2013, a coroa ficou exposta na Abadia de Westminster em celebração aos 60 anos de coroação da rainha Elizabeth II.