Topo

Taise Spolti

Ganache de chocolate com cúrcuma é opção funcional para doces

Taise Spolti

18/09/2019 04h00

Foto: Caio Cezar/UOL

Para incrementar qualquer receita doce funcional, como bolos sem glúten ou até por cima de frutas congeladas, uma boa ganache se faz necessária.

A receita de hoje, com cúrcuma, alia substâncias incríveis para nosso organismo: curcumina e os flavonoides provindos do cacau.

Sempre que eu posto aqui receitas com cacau ou chocolate, eu insisto em alertar sobre qual produto usar: somente utilize chocolates funcionais e com altíssimo teor de cacau, barras de chocolate comuns são ricas em açúcar e gorduras que não fazem bem ao nosso organismo.

Ingredientes

  • 80 g de barra de chocolate 81% (ou a barra funcional que achar melhor)
  • 2 colheres de sopa de leite de coco integral
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó

Preparo

  1. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas em potência baixa para não queimar o chocolate.
  2. Assim que estiver totalmente derretido, coloque o leite de coco e a cúrcuma, mexa bem com uma espátula e use logo em seguida.
  3. Caso deixe guardada em geladeira, ela endurecerá um pouco, fica em ponto de brigadeiro, quando for usar novamente, basta aquecer.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.