Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Nutrição vs. saúde: monte seu prato enxergando os anos de vida que deseja

Bella Falconi

04/10/2017 14h55

Eu escolhi a nutrição como carreira, mas bem antes de escolher me profissionalizar na área, eu busco, cada vez mais, compreender a importância de uma alimentação adequada em nossa existência. Meu interesse sempre foi além de apenas "absorver" as definições rasas sobre a relação da nutrição com o nosso corpo. A nutrição não é simplesmente definida por tudo aquilo que diz respeito à comida nem mesmo limitada àquilo "que nutre", como muitos dicionários costumam definir. Nosso corpo depende da nutrição para se manter saudável e, embora o alimento seja a ferramenta através da qual permanecemos nutridos, a nutrição é o ato de usar essa ferramenta da maneira correta.

Muitos processos em nosso corpo dependem tanto da nutrição como do nosso metabolismo. A principal função da nutrição é construir e manter a estrutura e funcionalidade de todos os órgãos e células do nosso corpo. Há uma sequência de processos bem distribuídos e organizados, através dos quais a nutrição do corpo é efetuada. Tais processos consistem na absorção e assimilação de nutrientes, através de processos químicos e do metabolismo de "materiais", os quais são usados pelo corpo para a construção e reparação de tecidos. Ressalto, ainda, que é necessário que haja energia para que tudo isso aconteça e para que o corpo seja capaz de manter sua homeostase. E de onde vem a energia que precisamos diariamente para sobreviver? Através da nutrição. Muitos podem até pensar que caloria é sempre caloria, seja ela de uma batata frita ou de um prato extremamente saudável. Mas a verdade é que, a batata frita, assim como diversas junk foods, possui calorias as quais chamamos de "calorias vazias", ou seja, carentes de nutrientes, enquanto alimentos saudáveis fornecem calorias densas –cheias de nutrientes.

Levando em consideração que o objetivo principal da nutrição é manter o corpo funcionando da melhor maneira possível, ela pode ser considerada, literalmente, como uma forma eficaz de prevenir doenças. E é justamente aí que a nutrição e a doença se relacionam –enquanto a nutrição se concentra em manter as funções de forma adequada e satisfatória, as doenças são aquilo que deturpam o funcionamento do corpo, criando um distúrbio ou comprometimento das estruturas e/ou funções dos órgãos ou partes do corpo. Outra relação curiosa e importante entre a nutrição e a saúde (e doenças), está vinculada à epidemiologia da nutrição, que é extremamente importante. A epidemiologia nutricional oferece uma grande quantidade de informações valiosas para aspectos dietéticos particulares, ligados ao progresso de patologias em nossa vida.

A falta absoluta ou a insuficiência de oxigênio, água, carboidrato, proteína e gordura, ou até mesmo a desproporção de um nutriente/elemento para o outro, pode ser a causa de muitos outros fatores que impactam, de forma negativa, a função da nutrição, criando assim um círculo vicioso. Algo interessante que muitos de nós nem imaginamos é que, até mesmo a oxigenação imperfeita do sangue e dos tecidos pode, por exemplo, ser causada por falhas alimentares específicas. O alimento é o principal pilar da saúde. Fato é, pode até haver uma nutrição normal sem que a saúde esteja normal, mas não pode jamais haver uma saúde normal sem que haja uma nutrição normal.

As doenças têm suas origens em fatores tais como comportamentais, ambientais, genéticos e biológicos. Mas a boa notícia é que, uma nutrição adequada, pode ser usada para abordar muitos desses fatores, mesmo genéticos como, por exemplo, silenciando algumas expressões genéticas, que podem levar a doenças. No entanto, é importante compreender, sistematicamente, os papéis de diversos nutrientes na prevenção e tratamento de doenças. Essa é uma das formas mais significativas através das quais a nutrição e a saúde de relacionam entre si.

Cada macro e micronutriente exerce uma função importante em nosso corpo, as quais não podem ser substituídas ou ignoradas. Os macronutrientes são divididos em carboidratos, proteína e gordura. Os micronutrientes, por sua vez, são classificados em vitaminas e minerais. As principais funçōes da proteína em nosso corpo são a construção e reparação de tecidos, além de participarem na regulação metabólica, através de hormônios e na formação de enzimas e anticorpos. Já a principal função do carboidrato é o fornecimento de energia para as nossa células. As gorduras, por sua vez, têm como principais funções o transporte de vitaminas e fornecimento de energia, além de servirem como uma espécie de "barreira de proteção" aos nossos órgãos. As vitaminas, assim como os minerais, são agentes catalisadores de diversas reações químicas importantes que ocorrem em nosso organismo. Curiosamente, a palavra "vitamina" tem sua origem nas palavras "vital" "amina", nomeada pelo químico polonês Casimir Funk, em 1912.

Levando todos esses fatos em consideração, adquirimos, ainda mais, a noção de que a alimentação saudável não se resume a um corpo sarado ou a uma modinha de estilo de vida fitness. Se trata de algo muito mais profundo que pode, inclusive, salvar a sua vida e lhe garantir qualidade, em toda e qualquer fase que você esteja vivendo agora e ainda há de viver. A ideia, portanto, é olhar para seu prato de comida e não apenas enxergar cores ou formatos, mas a vida em si. Aquele papo de que você é o que você come nunca foi em vão e digo mais: assim como é necessário estudar e se dedicar para passar nos exames da escola, é necessário, também, ter disciplina e comer bem para "passar" nos exames do laboratório.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi