Topo

Vamos ensinar Hugh Jackman a pedir outros tipos de café pelo Brasil

O ator Hugh Jackman toma café em uma padaria em São Paulo - Reprodução/instagram.com/thehughjackman/
O ator Hugh Jackman toma café em uma padaria em São Paulo Imagem: Reprodução/instagram.com/thehughjackman/

Do UOL

20/02/2017 15h46

Com turista, é assim: chegou por aqui, já vai servindo um cafezinho para aclimatar a visita. É raro quando a visita não se empolga - que o diga o ator australiano Hugh Jackman, que postou todo feliz um vídeo tomando um pingado (e falando o termo de maneira bem fofa) em uma padaria em São Paulo.

Se o eterno Wolverine quiser estender sua visita pelo Brasil, vai precisar de um vocabulário um pouco maior. É que o "pretinho básico" muda de nome dependendo da cidade - e dependendo do tipo de bebida que você está procurando. Confira abaixo alguns termos para pedir aquele café esperto no balcão de padaria de Norte a Sul:

Pingado
Consumido preferencialmente na padaria, servido num copo de vidro (ou na xícara, como foi o caso com Hugh Jackman). Para não ficar dúvidas, é o café com um pouco de leite - praticamente só um pingo do ingrediente, daí o nome. Para a experiência ficar completa, só falta mesmo o pão com manteiga na chapa para acompanhar. 

Média
É favor não confundir com o pingado: aqui, a quantidade de café coado e de leite costumam ser proporcionais, com uma camada de leite vaporizado no topo. 

Carioca
Café filtrado ou coado, adoçado e um pouco mais aguado do que um expresso, servido em xícaras pequenas - outro grande sucesso do balcão de padaria. O nome entrega a origem: é bastante comum no Rio de Janeiro e de lá se espalhou pelo país.

Cortado
A mistura de leite vaporizado com café expresso é bastante tradicional em Porto Alegre e região - provável influência dos vizinhos argentinos, que são fãs do deste tipo de bebida. 

Cappuccino
A receita à nossa moda é composta de café, leite e vapor de leite, com chocolate ou canela polvilhados por cima. Alguns locais trocam a espuma de leite por chantilly. 

Café Regional
Não é uma bebida, mas um estilo de vida para os habitantes de Manaus: uma espécie de bufê de café da manhã com bolo, tapioca, macaxeira e outros pratos típicos, tudo acompanhado de café com leite bem forte. Se a agenda de Hugh Jackman permitir, fica a sugestão.