Topo

Mayumi Sato

DR do bem: casais que conversam mais transam melhor

Universa

28/07/2019 04h38

Sabe aquela história de que DR não leva a lugar algum? Pois bem… uma pesquisa recente apontou que casais que conversam mais vivem experiências sexuais mais intensas e prazerosas.

Esse padrão de comportamento foi notado por um estudo do The Journal of Sex Research, que buscou entender a relação de uma boa comunicação com a qualidade do sexo. O estudo analisou 48 outras pesquisas que relacionavam a comunicação com diversos aspectos da vida sexual como orgasmo, dor, ereção, desejo etc.

Veja também:

Conversar sobre questões sexuais, sejam positivas ou negativas, está associado com orgasmos mais intensos e um sentimento geral de satisfação. E este resultado vale para homens e mulheres ouvidos nas pesquisas (cerca de 12 mil entrevistados).

Uma das reflexões do estudo é que num primeiro momento os efeitos dessa comunicação mais efetiva podem parecer pequenos, mas cumprem um papel essencial para a saúde sexual, que depende de uma soma de fatores.

Tudo isso tem a ver com intimidade: quanto mais você conversar com seu parceiro ou parceira sobre seus desejos sexuais e fantasias, maiores as possibilidades de realização e, consequentemente, conexão. Conversar é um processo de alinhamento de expectativas que ajuda em qualquer relação, não somente as amorosas.

É um processo importante para o amadurecimento de qualquer casal.

E você, costuma fugir ou gostar de DR?

Sobre a autora

Mayumi Sato é meio de exatas, meio de humanas. Pesquisadora e diretora de marketing do Sexlog quer ressignificar a relação das pessoas com o sexo e, para isso, acredita que é preciso colocar a mão na massa, o que inclui decodificar o comportamento humano. Ao longo dos anos, estudando e trabalhando com o mercado adulto, passou a fazer parte de uma rede de mulheres interessadas e ativistas no assunto, por isso sabe que não está – não estamos – só. Idealizadora do cínicas (www.cinicas.com.br) e feminista sex-positive.

Sobre o blog

Dados e pesquisas sobre sexo e o comportamento dos brasileiros entre quatro paredes. Muita informação, tendências, dados – e experiências próprias! - sobre o assunto. Um espaço para desafiar tabus e moralismos em torno do sexo.

Mayumi Sato