Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Para adoçar os dias frios: abacaxi grelhado com molho de manjericão

Maria Cecília Corsi

16/08/2018 04h00

Crédito: Divulgação LivLight / Antonio Rodrigues

Já passamos da metade do inverno e essa semana os termômetros voltaram a cair, pelo menos aqui em São Paulo. Em um atendimento com uma paciente querida, conversávamos sobre como a temperatura influencia nas nossas escolhas alimentares e ela relatava, com certa aflição, que a vontade de comer doces e a preferência por pratos quentes havia aumentado.

De fato, acontece — e não precisamos nos sentir mal por isso. Na mesma hora, eu me lembrei de algumas opções de receitas saudáveis para sobremesas e lanche da tarde, muitas que já ensinei aqui, levantando a bandeira da nutrição gourmet.

Uma das que mais gosto e queria compartilhar com vocês é do abacaxi grelhado com creme de manjericão. Além de rica em fibras e fácil de fazer, tem um sabor diferenciado, já que o creme leva a erva fresca –quem disse que não devemos usá-las em sobremesas?

O abacaxi precisa estar maduro, porque o sabor doce é realçado com o açúcar da própria fruta grelhada em frigideira antiaderente até caramelizar. Mas cuidado para não deixar muito tempo e queimar. Aí, o gosto poderá ficar amargo.

O iogurte que coloco no creme tem dupla função: dar leveza ao sabor e incrementar o aporte de proteína na refeição, o que ajuda gerar a saciedade e, consequentemente, diminuir a vontade de comer mais.

Quando sirvo esse abacaxi grelhado em ocasiões especiais, na sobremesa de um jantar entre amigos, gosto de prepará-lo em duas etapas. No dia anterior, faço o creme, assim fica mais consistente e saboroso. E, pouco antes da hora de servir, grelho fruta. Rapinho, junto os dois e enfeito –o enfeite sempre deixa um prato mais delicado.

Tenho certeza que você também irá surpreender seus convidados com frutas quentinhas!

RECEITA DE ABACAXI GRELHADO COM MANJERICÃO

Rende 4 porções de 55 calorias cada

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de manjericão
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • ½  xicara de café de suco de laranja
  • 2 envelopes de adoçante de sua preferência
  • 1 colher sopa de raspas de limão siciliano
  • 4 rodelas de 1 dedo de largura de abacaxi bem maduro.
  • Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo:

  1. Pique o manjericão para misturá-lo com com o iogurte, o suco de laranja e o adoçante.
  2. Leve à geladeira por 1 hora. Ou, se quiser mais consistência, coloque no freezer por 30 minutos. Mas, ao retirar do freezer, mexa para misturar tudo novamente.
  1. Em uma frigideira antiaderente bem quente, coloque a rodela de abacaxi e deixe que fique grelhando por 2 minutos de cada lado ou até que fique bem dourada.
  1. Sirva quente, com o creme de iogurte e manjericão por cima, enfeitando com raspas de limão e folhinhas de manjericão.

USE A MESMA TÉCNICA COM OUTRAS FRUTAS

Esse mesmo modo de preparo, grelhado, também dá um resultado delicioso com a pêra e até mesmo com a manga. Lembre-se, porém, que as frutas precisam estar maduras, mas no caso da manga é importante escolher uma que esteja mais firme para evitar que ela se desmanche ao grelhar. Boas combinações são pêra com Gengibre e  manga com mel, mas abuse dos temperos e das ervas frescas e crie novas opções!

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi