Topo

Regina Navarro Lins

Sobre a felicidade

Universa

28/07/2018 12h14

(Foto: Getty Images)

A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, abriu seu curso de maior sucesso. O curso de Felicidade. Em uma semana havia 1200 alunos inscritos. A UnB, Universidade de Brasília, é a primeira do país a criar uma disciplina acadêmica para estudar o tema. A primeira turma de felicidade terá 240 vagas e terá o início em agosto. O titular da disciplina, Wander Pereira, explica que os alunos serão desafiados a descobrir como é possível ser feliz no momento da vida em que estão.

Felicidade é tema recente de debate. Até o Iluminismo, século 18, as pessoas se resignavam com o sofrimento. De 200 anos pra cá a felicidade se tornou assunto central, e passou a ser vista como direito de todos. No século 20, isso ficou mais forte e ser feliz tornou-se quase uma obrigação.

"Não é difícil encontrar pessoas que 'mascaram' a própria vida com uma imagem falsa da realidade. Nas redes sociais as pessoas optam por mostrar a imagem de quem elas gostariam de ser. Como um reflexo da sociedade moderna, elas mostram aos outros aquilo que é valorizado: viagens, carros, restaurantes caros. (…) As pessoas não mostram aquilo que elas realmente são ou sentem, mas aquilo que elas gostariam de ser e que os outros que as veem também desejariam. ", diz o psicólogo Renato Santos.

Para o filósofo inglês Bertrand Russell (1872/1970), que escreveu o livro "A conquista da felicidade", é importante alimentar múltiplos interesses e relações com as coisas e com as outras pessoas para ser feliz. Para ele, em síntese, a felicidade é a eliminação do egocentrismo.

Há um ditado chinês que diz: "se você quiser felicidade por uma hora, tire uma soneca. Se você quiser felicidade por um dia, vá a um pescaria. Se você quiser felicidade por um ano, herde uma fortuna. Se você quiser felicidade por toda a vida, ajudar alguém." Durante séculos, os maiores pensadores sugeriram a mesma coisa: felicidade encontra-se em ajudar os outros.

E para você….o que é felicidade?

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro