Topo

"Trabalhar na TV Globo agora está difícil", diz Nuno Leal Maia

Nuno Leal Maia com Luciana Gimenez nos bastidores do "Luciana By Night" - Divulgação
Nuno Leal Maia com Luciana Gimenez nos bastidores do "Luciana By Night" Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

15/08/2017 11h58

Nuno Leal Maia estava afastado da TV desde 2012 e voltou este ano para atuar na série "Juacas", que estreou em julho no Disney Channel Brasil. Com mais de 40 anos de carreira, o ator falou do atual mercado da teledramaturgia no Brasil e desabafou sobre as dificuldades de trabalhar na Globo, onde fez mais de 15 novelas.

"As coisas estão complicadas. Trabalhar na TV Globo agora, por exemplo, está difícil. Tem que ter essa disciplina deles - que vem lá de cima - e aí se transforma numa ditadura dramática. Antigamente não existia isso. A gente criava, a coisa brotava e o artista tem que ser assim mesmo”, disse em entrevista ao "Luciana By Night" desta terça-feira (15).

Nuno contou que não costuma topar qualquer papel e que analisa os convites antes. "Gosto de pegar personagem que dê para trabalhar. Se você tiver um [personagem] bacana, vale a pena fazer. Mas não topo fazer qualquer coisa, não".

O ator revelou que não tem facilidade para chorar em cena e lembrou um episódio engraçado que aconteceu com ele. "Fiz um filme uma vez e no final me disseram que deixariam a câmera ligada para esperar até que eu conseguisse chorar. Fiquei sentado, comecei a puxar e veio. É como se fosse o orgasmo do ator".

Aos 69 anos, Nuno diz que não é adepto da tecnologia e só usa o computador quando tem necessidade. "Só vejo [a internet] quando quero descobrir algo no Google. De resto, só WhatsApp. Essas coisas todas são de maluco. (…) Prefiro ver televisão do que mexer no computador".

Na TV, Nuno atuou em "A Gata Comeu" (1985), "Top Model" (1989), "Vamp" (1991) e em várias temporadas de "Malhação".