Topo

Paola Machado

Aprenda posturas de iogas para relaxar quando você estiver estressado

Paola Machado

30/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Sei que é domingo e, se estiver correndo tudo direitinho no seu fim de semana, estresse é algo que está longe nesse momento. Mas também sei que basta a semana começar para o trânsito, a pressão no trabalho e a rotina agitada fazerem a cabeça de muita gente ferver.

Então, que tal aproveitar o tempinho que você tem de sobra nesse dia de descanso para aprender alguns exercícios de ioga restaurativo, que diminuem a tensão e vão aliviar seu estresse quando ele tentar tomar conta da sua vida?

O ioga restaurativo prioriza o silêncio e o relaxamento, o que tende a melhorar o estado de espírito mais do que as formas tradicionais da prática.

Seu intuito é a alinhar a postura e o corpo, relaxando-o e reduzindo a tensão muscular com os movimentos e respiração.

Permaneça em cada postura sugerida a seguir por 2 a 3 minutos (aproximadamente 20 a 30 respirações), ou o tempo que achar confortável.

Balasana ou posição da criança

Crédito: iStock

Você pode fazer este movimento com uma almofada ou cobertor firme debaixo da barriga –ou sem nada.

Ajoelhado no chão, leve o quadril para trás, flexione as pernas e deixe seu abdômen tocar nelas. Estenda os braços à frente e descanse a cabeça para o lado ou da forma que mais achar confortável. Solte o cóccix em direção aos calcanhares e relaxe, concentrando-se na respiração.

Posição do pombo

Crédito: iStock

De joelhos, flexione uma das pernas e estenda a outra para trás. Apoie as mãos no chão, à frente do corpo, com os braços estendidos. Leve o tronco para a frente, "deite" em cima da perna flexionada e tente jogar todo o seu peso contra o solo, incluindo os quadris, braços, cotovelos e pernas. Depois de completar os 2 minutos, troque a posição das pernas e repita. Nunca se esqueça da respiração.

Posição de ponte

Crédito: iStock

Deite-se de costas no chão e flexione as pernas. Deixe os calcanhares apoiados no solo e os braços estendidos ao lado do corpo. Eleve o quadril, alinhando o tronco aos joelhos. Para esse exercício ficar mais confortável e relaxante, coloque um bloco de ioga (ou um livro de capa dura) abaixo do sacro (osso que fica na base da coluna vertebral e se conecta ao cóccix) para apoiar o corpo.

Posição da deusa

Crédito: iStock

Deite-se com as costas apoiadas no chão. Junte a sola dos pés e deslize os calcanhares para próximo da virilha. Coloque almofadas embaixo das costas e dos joelhos para relaxar ainda mais. Foque na respiração e solte o peso do corpo contra o solo.

Viparita Karani ou Pernas elevadas

Crédito: iStock

Esta postura é uma das que mais gosto. Deitado no chão com as pernas estendidas, flexione o quadril e eleve as pernas. Se você for iniciante e não conseguir realizar a postura, ou quiser torná-la mais relaxante, apoie as pernas em uma parede. Colocar uma almofada embaixo do quadril para sustentação também ajuda.

 Savasana ou Corpse pose

Crédito: iStock

Deite-se no chão com as pernas estendidas e relaxadas –coloque uma almofada embaixo dos joelhos para a postura ficar mais confortável. Descanse os braços ao lado do corpo com as palmas para cima. Feche os olhos e deixe sua respiração ficar o mais natural possível. Fique nessa pose de 2 a 15 minutos. Quando acabar, vire o corpo para o lado direito e respire 3 vezes antes de se  levantar.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.