Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Naturalidade é tendência na SPFW: 5 estilos de cabelo para fazer em casa

Rodrigo Cintra

25/04/2018 11h13

A 45ª edição do São Paulo Fashion Week traz como tema o poder transformador da energia criativa. E é por isso que a moda está cada vez mais democrática. As tendências servem para ter uma ideia a seguir e como fonte de inspiração. Mas cabe a cada um lapidar o que já existe e transformar em uma criação única.

E apesar de o agito ainda estar rolando, já é possível apontar alguns destaques de inovação capilar. A novidade não fica por conta de um corte ou penteado da vez, e sim no senso comum de algumas marcas ao eleger a naturalidade como ponto de partida, presente na maioria dos desfiles, em produções mais limpas, como fios soltos, volume e alguma textura. Valorizar o que já é seu é uma forte tendência. A seguir, confira cinco estilos para você fazer em casa e desfilar a sua melhor versão capilar:

Slick hair

Os cabelos dos desfiles de Lilly Sarti e Água de Coco (Fotos: Fotosite)

As marcas Água de Coco e Lilly Sarti apostaram na sofisticação do slick hair. Esse estilo é uma das apostas certeiras das celebrações nos tapetes vermelhos. O motivo? Basta perceber a elegância imposta pelos fios estrategicamente alinhados e polidos. O senso comum é ter o cabelo esticado para trás, repartido ou com divisões. O que antes era sinônimo de lambido ganhou status de modernidade. Você pode escolher entre o efeito molhado ou matte. Para a primeira opção, aplique gel ou pomada no topo do cabelo. Com um pente com dentes finos, puxe os fios para trás, mantendo-os esticados. Se eleger a versão matte, basta fazer uma escova — se quiser, potencialize o liso com prancha — e repita o mesmo movimento com os fios. Finalize com spray seco. Você pode manter os fios soltos, fazer um rabo de cavalo ou coque para incrementar o visual.

 

Presos desalinhados

Na Osklen, cabelos com aspecto de desalinhados pelo vento (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

A Osklen priorizou um visual andarilho — quanto mais natural melhor –, em que não há problema de exibir fios desalinhados pelo vento. O bacana desse look é que ele pode acontecer sem intenção ou ser produzido para essa finalidade. Mas a praticidade é o fator predominante. Puxe os cabelos para trás e escolha se quer prendê-los em rabo ou coque. Sabe quando os fios menores caem naturalmente? Pois então, esse é o acabamento perfeito. Ideal para aquele dia em que você não está no mood para um visual elaborado. É simples, atual e combina com produções casuais.

 

Franjas

Franjas em destaque na passarela de Samuel Cirnansck (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

O desfile de Samuel Cirnansck chamou atenção pela jovialidade das franjas falsas. Se elas não foram reais na passarela, no mundo real elas são muito bem-vindas. As baby bangs ou acima das sobrancelhas garantem ousadia e uma pegada fashionista. O visual ganhou apoio no tradicional coque banana com volume nas laterais. Faça como fosse prender um rabo de cavalo e invista em um torcido. Em seguida, use grampos para prender a ponta que ficará sobrando. Aplique spray fixador. Detalhe: não puxe os fios demais para trás para não perder o volume dos lados.

 

Fios volumosos

A estreante Modem apostou nos fios volumosos (Foto: Fotosite)

A Modem respeitou a individualidade e ressaltou diferentes belezas. Entre elas, destaque para o volume, em looks de variados comprimentos. Quem já tem fios ondulados e crespos pode realçar o movimento natural com produtos específicos e contar ainda com a ajudinha do babyliss e do difusor. Já as donas de fios lisos precisam recorrer a um mousse ou spray de volume e apostar nas ondas largas para um efeito mais selvagem.

 

Raiz em zigue-zague

A raiz criativa fugiu do óbvio no desfile de Reinaldo Lourenço (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

A raiz em zigue-zague foi um dos fortes estilos na passarela de Reinaldo Lourenço. O look clássico foi repaginado com desenho marcante no topo da cabeça. O mais comum é a risca central, mas  a criatividade determina o visual final. Para um efeito mais aparente, lave os fios, seque-os e faça uma escova antes de marcar a raiz.

 

Trança

Diferentes tranças compuseram os looks da UMA (Foto: Fotosite)

Ela nunca vai sair de moda. E mais: suas variáveis permitem que seja compatível com looks casuais, esportivos, tradicionais, glamourosos e fashionistas. A UMA investiu em diferentes formatos, entre eles a cascata embutida trançada, que expressa romantismo. Primeiro, lave e faça uma escova. Espalhe um pouco de pomada (o equivalente a uma moeda de 50 centavos) nas mãos e distribua nos fios, para facilitar o manejo. O produto dará mais estrutura aos fios, deixando-os mais alinhados e sem frizz. Divida o cabelo ao meio para que a risca fique definida. De cada lado, inicie uma trança da parte frontal e vá descendo. O mesmo é feito com tranças laterais que iniciam acima da orelha e todas se encontram em uma espécie de torcido. Para manter a durabilidade, borrife spray fixador.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra