Topo

Em qual fase da vida os filhos mais estressam as mães? Estudo responde

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

17/01/2017 14h40

Criar filhos é fonte de muitas alegrias e, também, muito estresse. Mas há fases mais difíceis do que outras. Pelo menos é o que aponta um estudo da Universidade do Estado do Arizona (EUA), conduzido pelas cientistas Suniya S. Luthar e Lucia Ciciolla. A publicação confirma o que muita gente já sabia: ser mãe de adolescente pode ser bem desgastante.

Segundo a curva de “satisfação” utilizada no estudo, o estágio em que as mães se sentem pior é quando os filhos estão no ensino médio – de 14 a 17 anos–, por ser um momento de mais conflitos entre mães e filhos. A questão de gênero se mostrou irrelevante: meninos e meninas podem igualmente provocar descontentamento.

A melhor fase da maternidade é quando os filhos já estão adultos, após a faculdade, quando o diálogo entre mãe e filhos fica de igual para igual, de acordo com o estudo.

A pesquisa envolveu 2,2 mil mães norte-americanas com filhos de idades variadas – de bebês a adultos – e analisou resultados de questionários sobre aspectos como bem-estar, ansiedade, estresse e satisfação em cada estágio da vida dos filhos, além da percepção do comportamento dos herdeiros em relação a elas.