Topo

Paola Machado

Os músculos pesam mais que a gordura?

Paola Machado

23/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas reclamam que não conseguem emagrecer quando começam um treinamento de musculação ou mesmo alguns treinos de cardio em circuito –deixarei esse tema para um post somente sobre isso. Saiba que o exercício em geral reduz os estoques de gordura e ajuda na construção muscular. Por isto, o peso pode não mudar na balança e isto não significa que você não está "emagrecendo".

O músculo tem maior densidade, porém, ocupa menos espaço no corpo que a gordura. Assim, é possível ficar mais enxuto sem  que ocorra uma queda de peso significativa na balança.

O ideal é que cerca de 80% a 85% da massa corporal seja massa magra e 15% a 20% seja gordura, porém vale lembrar que esses valores dependem do gênero, da idade e até do somatotipo — observem a tabela abaixo com os valores de composição corporal do homem e mulher de referência pelo modelo teórico de Behnke.

Gordura e músculo: o que é importante saber?

Um quilo de chumbo é igual a um quilo de pena? Sim. Nada muda, pois um quilo sempre será um quilo. O mesmo se dá sobre o quilo de músculos e gorduras. Porém, o quilo de gordura ocupa quatro vezes mais espaço no corpo quando comparado ao músculo.

Idosos e pessoas com problemas metabólicos podem sentir-se mais pesadas, mesmo marcando o mesmo ponteiro na balança de sempre. As pessoas mais velhas têm maior propensão a reduzir a velocidade de reparação de células musculares e, também, há o fato de eles reduzirem o nível de atividade física, diminuindo a proporção de músculos versus gorduras.

O músculo não pesa mais que a gordura. Entretanto, é necessário a consciência de que devemos sempre ter um maior percentual de massa magra –incluindo aqui os músculos, pois a massa magra envolve massa óssea, sangue, órgãos, pele etc. — quando comparado ao percentual de massa gorda gordura.

Isto porque pessoas com alto percentual de gordura, independentemente do peso –lembre-se que existem pessoas muito magras, mas com um alto percentual de gordura corporal –, tendem a ter problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, diabetes etc.

Há várias estratégias que ajudam a mensurar o percentual de músculos comparado ao percentual de gordura, como a bioimpedância, pregas cutâneas e métodos mais complexos, como o bod pod, o DEXA, a pesagem hidrostática etc.

A balança é uma medida subjetiva de peso (já fiz aqui um texto para aprender a decifrar o peso da balança). Se você estiver fazendo tudo certinho com a alimentação e treinos e mesmo assim tiver dúvidas do motivo do seu peso não diminuir, peça auxílio a um profissional de educação física, médico ou nutricionista, para realizar a avaliação devida.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.