Topo

Paola Machado

Você sabe sua "idade fitness"? Descubra se ela condiz com sua "idade real"

Paola Machado

07/04/2018 04h00

Como descobrir sua idade fitness

Crédito: iStock

Sabemos nossa idade cronológica e que com passar dos dias ficamos mais velhos. Porém, você sabe qual é a sua idade fitness?

Bom, saiba você que o melhor indicador de longevidade não é quantos anos você tem, e sim diversos fatores, sendo um deles sua aptidão física e condicionamento, medida por meio de sua resistência cardiovascular. O legal da idade fitness é que ela, ao contrário da idade cronológica, pode reduzir.

O conceito da idade fitness foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Eles estudaram pessoas que realizavam atividades físicas e a relação que tinham com o bem-estar durante anos e anos.

Essa idade é determinada, principalmente, pelo seu VO2máx. (consumo de oxigênio máximo), que é uma medida da capacidade do seu organismo de absorver e utilizar oxigênio, tendo como um dos objetivos indicar a sua resistência cardiovascular atual. Essa medida também pode ser utilizada para comparar o seu condicionamento físico com o de outras pessoas da mesma idade. Se o seu VO2máx é abaixo da média para sua faixa etária, então a sua idade de fitness é "mais velha" do que sua idade cronológica. Ou seja, um homem de 50 anos, por exemplo, pode ter uma idade fitness entre 30 e 75 anos, conforme seu VO2máx.

Conhecer a sua idade fitness pode ser instrutiva. Mas, para alguns, preocupante. Por isso, é necessário saber qual o seu consumo de oxigênio máximo por meio de um teste ergoespirométrico.

Por esse motivo, os cientistas noruegueses tentaram, por vários anos, desenvolver um método simples para estimar o VO2máx. Eles recrutaram quase 5.000 voluntários com idade entre 20 e 90 anos, mediram sua capacidade aeróbia com um teste ergométrico e verificaram uma variedade de parâmetros de saúde, incluindo a circunferência da cintura, frequência cardíaca e rotina de exercícios. Com esses dados, conectado a um algoritmo, conseguiram uma aproximação ao resultado de VO2máx., barateando e otimizando o processo.

Antes que você fique aí gabando-se da sua idade fitness, você precisa saber o que significa estar mais jovem em condicionamento.

No estudo, que foi publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise, os cientistas se voltaram para um grande número de dados sobre mais de 55.000 adultos noruegueses que haviam completado questionários extensos de saúde, desde a década de 1980. Os cientistas usaram respostas dos voluntários para estimar o VO2máx. e a idade fitness de cada pessoa.

Em seguida, eles verificaram os registros de morte.

O estudo descobriu que pessoas com idade fitness significantemente maior do que a cronológica –com cerca de 85% do Vo2máx para a média da idade — tinham um risco 82% maior de morrer prematuramente do que aqueles cuja a idade fitness foi a mesma ou mais jovem do que a idade real. De acordo com os autores do estudo, os resultados sugerem que a idade de fitness pode prever o risco de uma pessoa por morte súbita, doenças causadas pelo excesso de peso, com consequentes níveis elevados de colesterol ou pressão arterial e tabagismo.

Os cientistas, então, usaram os dados desse novo estudo para elaborar uma calculadora online que determina a idade fitness. Uma versão atualizada foi ao ar recentemente. Ela faz apenas algumas perguntas simples, incluindo sua idade, sexo, circunferência de cintura e rotina de exercícios antes de fornecer sua idade fitness.

Mas você pode ficar bem tranquilo se sua idade fitness for maior do que você imaginava, pois você ainda pode iniciar um programa de dieta e exercício e mudar estes números!

A pesquisa está disponível no site World Fitness Level. Quer saber sua idade fitness? Clique aqui.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.